No total, mais de cinco milhões de pessoas sofrem com a hérnia de disco, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é uma condição que prejudica muito a qualidade de vida de um indivíduo, limitando a sua mobilidade e provocando dores agudas. 

Apesar disso, a hérnia de disco tem tratamento e pode ser curada. Um dos métodos mais bem-sucedidos no alívio de sintomas relacionados à doença é o Pilates. 

Se você quer saber como essa prática pode ajudar a prevenir e tratar a hérnia de disco, não deixe de conferir este artigo! 

Quais são as causas da hérnia de disco? 

A hérnia de disco ocorre quando um dos discos intervertebrais se deslocam de seu lugar designado, pressionando nervos e causando muita dor.

Tal problema pode ser causado por diversos fatores, e nem todos eles têm relação com o envelhecimento. O quadro pode ser causado pelo uso repetitivo do mesmo movimento, problemas recorrentes de postura e esforço mal executado. 

Além disso, a condição está relacionada a maus hábitos de vida, como o sedentarismo, o sobrepeso, a obesidade e atividades de impacto sem preparação muscular. Existem três tipos de quadros para a doença: hérnia protusa, hérnia extrusa e hérnia sequestrada. 

 

Pilates para iniciantes: dicas para começar a prática e aliviar as dores da hérnia de disco

Uma das melhores maneiras de se prevenir e tratar a hérnia de disco é por meio do fortalecimento da musculatura lombar, garantindo mais sustentação para as vértebras. Por isso o Pilates para hérnia de disco  é tão efetivo, pois fortalece a musculatura da região lombar, glúteos, região abdominal e perineal por meio da respiração e contração específica da técnica.

Se você nunca teve contato com o Pilates, confira essas dicas que destacamos abaixo: 

 

Idosos também podem praticar Pilates

O Pilates é um exercício extremamente adaptável. Dessa maneira, pacientes idosos e com mobilidade limitada também podem colher os benefícios da prática. Seus exercícios podem ajudar a melhorar o equilíbrio, evitando quedas, além de fortalecer músculos e aliviar dores. 

 

Foque na respiração

A respiração é um dos pontos-chave para se desenvolver no Pilates. Não tenha pressa e realize os exercícios com atenção, já que, nessa prática, a precisão é mais importante que a intensidade ou a quantidade de repetições. 

 

Não se compare com outros pacientes e confie no seu instrutor

A única pessoa com a qual você deve se comparar é você mesmo. Corpos diferentes têm progressos diferentes dentro do Pilates e, por isso, você precisa focar apenas no seu desenvolvimento. 

Além disso, confie nas instruções do profissional com o qual está trabalhando. Ele é capaz de analisar os melhores tipos de exercício para cada objetivo e te ajudar a conseguir uma melhor qualidade de vida. 

 

A SM Care é uma clínica especializada em Pilates para hérnia de disco

Se você tem interesse em começar a praticar Pilates para prevenir ou amenizar as dores provocadas pela hérnia de disco, é importante que procure uma clínica especializada na prática. 

Nós temos profissionais altamente capacitados para cuidar de você e aplicar as melhores práticas do Pilates. Não deixe que a sua qualidade de vida seja prejudicada por uma condição que tem tratamento e cura. A SM Care pode te ajudar! Acesse nosso site para agendar uma consulta de pilates na vila olímpia.

Confira também: Relação da acupuntura com a fisioterapia