A acupuntura é uma prática oriunda da Medicina Tradicional Chinesa. Ela traz diversos benefícios para as pessoas e ocorre com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Por meio da acupuntura, é possível encontrar o equilíbrio para o corpo bem como tratar dores e outros problemas do nosso dia a dia.

No caso da acupuntura em reprodução assistida, ela aumenta o fluxo sanguíneo dos órgãos de reprodução da mulher. Além disso, ela propicia uma regulação maior dos hormônios e reduz os sintomas da ansiedade e do estresse.

Além disso, é possível reduzir a contratilidade do útero no momento de fazer a colocação dos embriões, o que faz com que haja ainda mais chances de a mulher engravidar por meio da reprodução assistida. Tudo isso ocorre sem a presença de efeitos colaterais e medicamentos.

Gostou do assunto e deseja saber mais sobre a acupuntura em reprodução assistida? Então leia o post até o final para ficar informada. Acompanhe!

 

Quais são os pontos de acupuntura para engravidar?

Na acupuntura, os pacientes nunca recebem um tratamento igual ao de outra pessoa. Cada corpo é diferente, assim como a internalidade de cada indivíduo muda de pessoa para pessoa. Porém, podemos citar alguns pontos de acupuntura que ajudam as mulheres a engravidarem de maneira mais facilitada. Veja quais são eles!

Os pontos do fígado e do meridiano ajudam a diminuir alguns dos efeitos colaterais das medicações utilizadas em processo de fertilização in vitro. Mulheres que recebem essas medicações podem sentir alguns sintomas, como sobrepeso, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros. 

Por fim, podemos citar os pontos do baço, do rim e também o ponto Chong Mai. Esses pontos auxiliam na irrigação do útero da mulher, fazendo com que o embrião possa se desenvolver de forma mais saudável durante a gravidez.

 

Como a acupuntura pode ajudar na fertilidade?

Nos procedimentos de fertilidade, a acupuntura também pode ser uma forte aliada. Isso ocorre por meio de pontos específicos que facilitam a entrada do embrião no corpo da mulher, fazendo com que as chances de engravidar aumentem consideravelmente.

Os principais pontos iniciais que podemos citar são os pontos do coração e do Shen. É normal que a mulher fique mais ansiosa quando vai fazer algum tipo de procedimento ligado à fertilidade. Para isso, é possível trabalhar esses pontos com a acupuntura para fazer com que os sintomas da ansiedade diminuam.

Já os pontos do rim e da bexiga são utilizados na acupuntura para fazer com que os óvulos da mulher tenham um melhor desempenho durante o processo de gravidez. É dessa maneira que a acupuntura ajuda na fertilidade, já que permite que os óvulos tenham mais qualidade antes da gestação.

 

Quais são as principais ações da acupuntura?

Existem diversas ações muito benéficas na acupuntura, sendo que as principais são o efeito analgésico que a técnica possui, os efeitos no comportamentos das pessoas, diminuição de vômitos e náusea, entre outros. Além disso, a acupuntura ajuda a aumentar a imunidade do corpo e a reduzir a obesidade diminuindo o apetite e melhorando o trato intestinal.

 

Conheça a SM Care

A SM Care é especializada em procedimentos de acupuntura em reprodução assistida. Os profissionais que atuam com acupuntura na Vila Olímpia por meio da SM Care utilizam a Técnica Tradicional Chinesa para trazer mais qualidade de vida, conforto e saúde para seus pacientes. Entre no site da SM Care e conheça mais sobre os serviços oferecidos!

Confira também: Vantagens da drenagem linfática corporal