A hérnia de disco cervical, ou hérnia de disco (como é popularmente conhecida), é uma condição que pode causar dores agudas e outros sintomas em adultos.
Entenda o que é a hérnia de disco cervical, os principais sintomas e como é feito o tratamento.
O que é hérnia de disco cervical e seus sintomas?
A hérnia de disco cervical é uma condição que ocorre na parte superior da coluna, próxima à nuca, em razão de uma projeção do núcleo pulposo de um disco intervertebral, que irradia fluido para além do que deveria.
Em outras palavras, a hérnia na coluna acontece quando um disco intervertebral tem uma compressão e acaba se deslocando.
O problema tende a gerar uma série de sintomas e dores que atingem outras partes do corpo, impactando negativamente o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Sintomas
Uma hérnia de disco cervical pode causar vários sintomas, tais como:
- Dor na região do pescoço;
- Dor nos ombros;
- Dor que irradia para os braços;
- Dormência ou formigamento nos braços e até nas mãos.
A incidência da dor pode ser demasiadamente alta, contínua, causar ardência e ser de fácil ou difícil identificação.
Em geral, as dores no pescoço, nos ombros e nos braços costumam ser os primeiros sinais de que há um problema no pescoço, causando irritação nas raízes nervosas.
No mais, sintomas como formigamento, dormência e fraqueza tendem a indicar que se trata de um caso mais grave de hérnia de disco.
Como é feito o diagnóstico?
Para diagnosticar uma hérnia de disco cervical, é preciso passar por um médico e realizar o exame clínico completo da coluna, dos braços e até de membros inferiores.
Durante esse exame, o profissional de saúde afere a flexibilidade e a amplitude da coluna do paciente, além de sinais que possam indicar dores nas raízes nervosas ou na medula espinhal, o que indicaria a presença de uma hérnia de disco.
Como diminuir a dor causada pela hérnia de disco cervical?
Há algumas técnicas que são bastante eficazes para a diminuição da dor causada pela hérnia de disco cervical.
A crioterapia é um exemplo de técnica muito eficiente de alívio da dor. O efeito gelado diminui consideravelmente os espasmos musculares e exerce a vasoconstrição na região. Dessa forma, é possível diminuir a vasodilatação e as dores causadas.
Em alguns casos, a aplicação de calor também é benéfica. Mas, atenção: para evitar queimaduras, é recomendável procurar auxílio de um fisioterapeuta.
Quais as formas de tratamento?
As formas de tratamento dependem do nível de gravidade da hérnia de disco. O tratamento mais indicado costuma ser o conservador, orientado por profissionais de fisioterapia, mas casos mais graves podem ter de precisar de cirurgia.
Em uma clínica de fisioterapia especializada, as sessões para o tratamento da hérnia de disco cervical incluem técnicas e equipamentos que ajudam a diminuir a dor, melhorar os sintomas e promover a mobilidade do paciente.
Também podem ser utilizados recursos como exercícios de alongamento e massagem, visando diminuir a rigidez dos músculos, principalmente na região do pescoço.
Confira também: Pilates para hérnia de disco
Conheça a SM Care e encontre tratamento para hérnia de disco cervical
O tratamento para hérnia de disco cervical deve ser ministrado e orientado por uma clínica de fisioterapia que conta com profissionais especializados para esse caso, como é o caso da SM Care, que dispõe de fisioterapeutas capacitados a conduzirem o melhor tratamento, sempre conforme as especificidades e detalhes de cada caso.
Entre em contato pelo site para tirar suas dúvidas sobre hérnia de disco cervical e saiba como começar o tratamento com nossa equipe.