De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata distúrbios funcionais e cinéticos do corpo humano que são gerados por doenças adquiridas, alterações genéticas ou traumas.

Dessa forma, tal campo é bastante amplo, visto que há múltiplas especialidades que o compõe. Uma das mais procuradas, no entanto, é a fisioterapia ortopédica, que tem como foco o tratamento de disfunções relacionadas aos ossos, articulações e tendões, podendo ser ocasionadas por fraturas, traumas, lesões que surgiram por esforço intenso ou patologias ortopédicas. Assim, esse tratamento fisioterapêutico é uma ótima opção para pessoas que possuem algum dos problemas citados ou que estão passando por um pós-operatório.

 

O que a fisioterapia ortopédica faz e qual é a sua importância?

A fisioterapia ortopédica atua na prevenção ou tratamento de lesões e acidentes, a fim de promover uma boa qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, reduzindo seus quadros de dores. 

Dentro da prevenção, ela auxilia no fortalecimento dos músculos e ossos, evitando o surgimento de transtornos futuros que podem causar limitações. Por meio da utilização de várias medidas, a fisioterapia ortopédica também ajuda nosso corpo a manter uma boa postura e colabora para o funcionamento adequado do sistema muscular e esquelético. Com isso, é possível se alongar corretamente, manter o equilíbrio e prevenir a realização de cirurgias. 

No pós-operatório de uma cirurgia ortopédica, o papel dessa área é imprescindível, já que ela facilita a movimentação e cicatrização, evitando complicações justificadas pela falta de mobilização, como a hipotrofia (perda da massa muscular) ou a fraqueza muscular. 

Ademais, esse tipo de fisioterapia dispõe de uma gama de recursos que são selecionados após a avaliação minuciosa do paciente, considerando suas necessidades e limites particulares e sendo eficaz no tratamento de diferentes problemas, como a osteoporose, tendinite, lesões por esforço repetitivo (LER) e hérnia de disco.

Sendo assim, é evidente a importância desse tratamento com um profissional especialista no ramo, pois ele pode ajudar o paciente a manter ou restabelecer as funções do seu organismo de maneira saudável. 

 

Cuide do seu corpo com a SM Care

A SM Care Clínica de Fisioterapia conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados, oferecendo a aplicação de diversas práticas fisioterapêuticas em serviços de reabilitação e prevenção de lesões. 

Aqui, você encontra não só as mais variadas especialidades dentro da fisioterapia e dos tratamentos pós-operatórios, mas também atividades como acupuntura sistêmica e estética, Pilates, RPG e drenagem linfática abdominal.

Promovemos atendimentos individuais e personalizados, garantindo um alto padrão de qualidade que visa à reabilitação total do paciente. 

Cuide do seu corpo da forma que ele merece: venha conhecer nossos tratamentos dentro da fisioterapia ortopédica e agende sua consulta na SM Care!

Encontre: Pilates na Zona Sul de SP