A dor no nervo ciático, ou ciatalgia, é uma condição que afeta todo o trajeto do nervo ciático. É importante entender as principais causas e o que pode ser feito para lidar com os sintomas.
Acompanhe o artigo que a SM Care elaborou sobre o assunto e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas!
O que é o nervo ciático?
O ciático é considerado o nervo mais extenso e calibroso do corpo humano. Basicamente, ele começa na lombar, entre a L4 e L5, e desce por toda a perna, terminando ao chegar aos pés.
Por ser um nervo muito longo, ele passa por alguns grupos musculares e fáscias. Quando inflamado, pode provocar muita dor em diferentes regiões.
Dor no nervo ciático: causas e sintomas
Causas
A dor no nervo ciático costuma derivar da compressão entre as raízes do nervo. Tal compressão pode ocorrer devido a um esporão ósseo (também chamado de bico de papagaio e osteófito) ou por uma hérnia discal (ou hérnia de disco).
Nesses casos, quando há a compressão de uma das raízes do nervo ciático, o corpo acaba reagindo com um processo inflamatório.
Como consequência, o paciente sente uma dor aguda, que pode irradiar ao longo do percurso do nervo, seja pela lateral, seja pela parte posterior da perna e do pé.
Sintomas
Os principais sintomas da dor no nervo ciático são:
- Dor nas costas, que tende a piorar ao se deitar ou sentar;
- Dor próxima à região lombar, que irradia para o glúteo ou para uma das pernas;
- Fraqueza na perna atingida pela dor;
- Sensação de choques elétricos ou queimação no trajeto entre o glúteo e a perna;
- Sensação de formigamento na perna afetada.
Tratamentos para a dor no nervo ciático
Sessões de fisioterapia
O principal tratamento para a dor no nervo ciático é conservador, ou seja, realizado por profissionais de fisioterapia, em sessões que ajudam no fortalecimento da musculatura e no alongamento do corpo, visando diminuir as compressões musculares causadoras da inflamação.
Quando a inflamação é consequência de uma compressão das raízes do nervo, o fisioterapeuta pode utilizar aparelhos que combatem a inflamação e, consequentemente, a dor, melhorando a circulação sanguínea na região e conferindo mais tônus aos músculos do glúteo e da perna.
Exercícios
Os exercícios são muito importantes para quem tem dor no ciático. Ao contrário do que se imagina, o repouso piora a dor.
Mas, atenção: os exercícios para fortalecimento ou alongamento devem ser orientados e monitorados por um fisioterapeuta especializado na condição.
Massagem
Além de exercícios, o profissional pode aplicar técnicas de massagem utilizando óleos essenciais para um tratamento complementar da dor no nervo ciático.
A massagem, além de aliviar a dor, melhora a mobilidade, já que ajuda a relaxar os músculos das costas, do glúteo e da perna afetada.
A realização da massagem também está associada à diminuição da compressão do nervo, porém, mais uma vez, é preciso salientar que as técnicas só podem ser realizadas por um profissional de fisioterapia.
Dor no nervo ciático: tire suas dúvidas e encontre tratamento na SM Care
Se você tem dúvidas sobre a dor no nervo ciático ou se procura por tratamento em uma clínica de fisioterapia na Zona Sul, conte com a SM Care.
A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em tratar a dor no nervo ciático. Então, aproveite para agendar uma primeira conversa on-line aqui pelo site para tirar todas as suas dúvidas sobre o nosso tratamento.