A lombalgia é uma condição que demanda tratamento e outros cuidados orientados por um profissional de fisioterapia, em razão da dor lombar.
Por ser uma disfunção musculoesquelética de alta incidência, gera bastante preocupação da população e dos especialistas.
Hoje, a lombalgia é responsável por grande parte das queixas de dores, principalmente nas mulheres.
Principais causas da dor na lombar
Há diversos fatores que podem causar dores na lombar. Elencamos os principais a seguir.
Envelhecimento
Entre 10 pessoas que se queixam de dores na lombar, nove já apresentam sinais de envelhecimento e degeneração natural das articulações, ossos da coluna e discos vertebrais.
Por isso mesmo, é mais comum que pessoas idosas desenvolvam a versão crônica da lombalgia, tendo em vista que as estruturas da coluna já passaram por décadas de desgaste.
Degeneração
O segundo maior causador de dor na lombar é de natureza mecânica-degenerativa, provocada, muitas vezes, por modificações em alguma parte da coluna. Exemplo clássico desse tipo de degeneração é a causada pela má-postura.
O encurtamento dos músculos da perna, dos posteriores da coxa e, sobretudo, dos músculos lombares também é causador de lombalgia.
Problemas graves de saúde
Problemas graves são causadores menos comuns, porém existentes, de dores na lombar. Algumas dessas condições são:
- Aneurismas;
- Artrose;
- Escorregamento de vértebra;
- Fibromialgia;
- Hérnias de disco;
- Infecções/inflamações;
- Obesidade;
- Pedras nos rins.
- Síndrome da cauda equina;
- Tumores.
Fatores de risco para o desenvolvimento de lombalgia
É importante chamar a atenção para alguns fatores de risco associados ao desenvolvimento de lombalgia:
- Falta de descanso;
- Genética;
- Gestação;
- Lesões esportivas;
- Má-postura;
- O emocional;
- Sedentarismo;
- Tabagismo.
Dor lombar: quais os sintomas?
A dor na lombar, como o próprio nome sugere, diz respeito a um incômodo (que pode ser bastante acentuado) na região baixa da coluna.
No mais, outros sintomas adjacentes à lombalgia são:
- Cansaço;
- Desconforto nas vértebras lombares;
- Dores de cabeça;
- Má-digestão;
- Musculatura rígida;
- Pode afetar a respiração;
- Rigidez muscular;
- Vista cansada.
Tratamento para dor lombar
O tratamento para dor lombar é conservador, ou seja, não exige intervenção cirúrgica, com algumas raras exceções. No mais, é por meio da fisioterapia que o paciente consegue combater e evitar novas crises de lombalgia.
Um fisioterapeuta qualificado pode orientar exercícios e técnicas diversas para promover o alongamento e o fortalecimento muscular que são necessários para aumentar a mobilidade e a flexibilidade do corpo.
Ao fazer o tratamento para dor lombar em uma clínica de fisioterapia, é possível aliviar muito o quadro, mesmo em casos de dor lombar crônica. Além disso, também orientado pelo fisioterapeuta, o paciente pode se beneficiar muito do método pilates.
Os efeitos do pilates no tratamento para dor lombar
O pilates é um método dentro da fisioterapia que pode representar diversos benefícios para quem sofre com dor lombar. Os principais são:
- Diminuição da dor;
- Melhoria da capacidade funcional;
- Melhoria da postura, do equilíbrio, da flexibilidade e da resistência muscular;
- Melhoria da qualidade de vida.
Encontre tratamento para dor lombar com a SM Care
A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada em tratamento para dor lombar. Além de ser formada por uma equipe de fisioterapeutas qualificados, também dispõe de infraestrutura e aparelhos de pilates, para promover o bem-estar e a qualidade de vida de quem procura se livrar das dores lombares.
Conheça a estrutura da SM Care aqui pelo site e aproveite para agendar uma primeira conversa online, para tirar suas dúvidas sobre o tratamento para dor lombar.
Confira também: exercícios de RPG para coluna lombar