A fisioterapia para hérnia de disco lombar, que pode causar muita dor ao paciente, abarca tratamentos muito específicos.
A hérnia de disco lombar é uma doença degenerativa que afeta a coluna vertebral baixa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a patologia chega a afetar 6 milhões de brasileiros.
O número de pessoas diagnosticadas com hérnia de disco tende a continuar muito alto em decorrência do estilo de vida da população. Por isso, é importante compreender como funciona o tratamento. Acompanhe!
Como funciona a fisioterapia para hérnia de disco lombar?
O programa de fisioterapia para hérnia de disco lombar começa logo após o diagnóstico, quando o profissional, juntamente com o paciente, analisa as particularidades do caso e faz uma avaliação completa para determinar as estratégias mais adequadas.
É importante salientar que essa precisa ser orientada e acompanhada de perto por um profissional habilitado, que realiza as manobras de acordo com as queixas e perfil do paciente.
Além de exercícios físicos para fortalecimento da região, podem ser adotadas técnicas como termoterapia com calor, massagem, laser e correntes analgésicas.
Objetivos
Os principais objetivos da fisioterapia para hérnia de disco, principalmente na fase inicial, consistem em controlar as dores musculares para que o paciente possa realizar suas atividades cotidianas normalmente.
Em um segundo momento, o objetivo do tratamento é focado na recuperação funcional global com o intuito de melhorar a mobilidade da coluna e a força dos músculos.
No mais, um terceiro objetivo da fisioterapia para hérnia de disco é promover um programa de reabilitação com diminuição da pressão sofrida pela estrutura alterada, ou seja, pelo disco intervertebral localizado na lombar.
Atenção: cada um dos três objetivos citados demanda trabalhos bem específicos, sempre adaptados às necessidades de cada paciente, a fim de mitigar riscos e complicações maiores que possam ser causadas pela doença com o passar do tempo.
Principais benefícios da fisioterapia para o tratamento da hérnia de disco
Os principais benefícios do tratamento fisioterapêutico para a hérnia de disco lombar são:
- Alívio da dor na região lombar e em outros locais para onde a dor pode irradiar, como braços ou pernas, por exemplo;
- Aumento da flexibilidade corporal e da amplitude de movimentos;
- Redução da necessidade de analgésicos para controle da dor;
- Aumento da resistência física;
- Alternativa à cirurgia na coluna.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento para hérnia de disco lombar em uma clínica de fisioterapia, é preciso adotar alguns cuidados para evitar novos episódios de dor intensa, como:
- Consumir alimentos considerados anti-inflamatórios (como gengibre e salmão) com certa frequência para auxiliar durante uma possível crise;
- Se for preciso se abaixar, é fundamental dobrar as penas ao invés de curvar as costas para frente;
- Dormir sempre na posição indicada pelo fisioterapeuta;
- Evitar longos períodos (mais de 2h) em uma mesma posição, fazendo intervalos para se movimentar;
- Realizar caminhadas ou outro tipo de exercício físico (liberado pelo fisioterapeuta), visando diminuir a rigidez da coluna;
- Evitar ficar em sofás ou cadeiras muito macias e baixas, e investir em um colchão que seja mais firme para apoiar a coluna.
Quer saber mais sobre tratamentos de fisioterapia para a saúde da sua coluna? Conheça a SM Care e agende uma primeira conversa on-line aqui pelo site.