Um pós-operatório acompanhado por sessões de fisioterapia funciona como fator preventivo de inúmeras intercorrências que podem acontecer nesse período que é muito delicado. Acompanhe mais informações sobre a importância da clínica de fisioterapia após um processo cirúrgico.

Após uma intervenção cirúrgica, o organismo entra em fase de reparação. As regiões do corpo que foram afetadas na cirurgia precisam de tempo, uma maior quantidade de nutrientes, células imunológicas e oxigênio para se restabelecerem.

Se em um primeiro instante toda essa dedicação do organismo parece ajudar, sua permanência por muito tempo acaba se tornandoum empecilho para a cicatrização e acomodação dos tecidos.

Para auxiliar no processo de regeneração do corpo, os tratamentos fisioterápicos surgem como a melhor alternativa no pós-operatório. Confira mais informações:

Importância dos tratamentos fisioterapêuticos no pós-operatório

 

Atuação do fisioterapeuta no pré-operatório

Na avaliação fisioterápica que antecede a cirurgia, o profissional deve analisar os aspectos clínicos e gerais, assim como as condições da pele no local em que será feita a incisão.

Nesse quesito, a drenagem linfática manual se destaca, pois tem como um de seus objetivos preparar a região em que será realizada a cirurgia de forma a ativar a circulação linfática, estimular a circulação para evitar necroses, favorecer o metabolismo celular, melhorar a cicatrização e também auxiliar na recuperação da pele e evitar edemas.

Atuação do fisioterapeuta no pós-operatório

Os tratamentos fisioterapêuticos, no pós-cirúrgico, possibilitam uma melhora significativa na musculatura e também na textura da pele, evitando o surgimento de nodulações fibróticas (fibrose), reduzindo edemas, minimizando a possibilidade de aderências teciduais. Garantem, também,maior rapidez na recuperação das áreas com pouca sensibilidade.

O tratamento, dessa forma, não possibilita apenas a redução de prováveis complicações, como também o retorno mais rápido do paciente às suas atividades.

Fisioterapia dermato-funcional: Esse tratamento é uma vertente da fisioterapia que, em conjunto com o auxílio do médico, garante ao paciente uma recuperação mais eficaz e saudável.

O fisioterapeuta, nesse cenário, dispõe de diversos recursos físicos, além de técnicas terapêuticas, com o intuito de oferecer os melhores resultados, com menos riscos e mais cuidados, desenvolvidosespecialmentepara o paciente.

Independentemente do tratamento indicado, ele pode ser utilizado no pós-operatório imediato ou tardio, a fim de prevenir ou tratar edemas, enfisemas, cicatrizes hipertróficas, lipoma, fibrose e contratura muscular.

A fisioterapia para uma recuperação breve

A atuação do profissional de fisioterapia, no pré e no pós-operatório, surge como uma poderosa arma, tanto no processo de preparação do paciente (antes de ser submetido à cirurgia) quanto para diminuir os desconfortos pós-cirúrgicos e agilizar a recuperação.

Nos dias de hoje, médicos e fisioterapeutas trabalham em conjunto para o benefício do paciente, a fim de preservar suas funções vitais e ajudá-lo a enfrentar o período de recuperação da forma mais confortável possível, reduzindo as incapacitações e alterações decorrentes de processes cirúrgicos.

Conheça mais benefícios

O acompanhamento em clínica de fisioterapia pode ainda:

·         Restaurar a recuperação;
·         Promover regeneração dos tecidos;
·         Viabilizar a reparação tecidual;
·         Promover alívio das dores e hematomas;
·         Melhorar a sensibilidade local;
·         Reduzir a inflamação;
·         Possibilitar a reintegração mais rápida às atividades cotidianas.

A fisioterapia, no pós-cirúrgico, também contribui para que o paciente possa recuperar sua capacidade respiratória, muitas vezes limitada pelas dores oriundas de operações.

Conheça também os tipos de tratamento para problemas na coluna

Procure uma clínica de fisioterapia para acompanhar o pré e o pós-operatório

Quem vai enfrentar um processo cirúrgico deve buscar ajuda de uma Fisioterapia Vila Olímpia para realizar os tratamentos e contar com as orientações dos especialistas.

Para todo tipo de tratamento, deve-se sempre levar em conta a tradição e a confiabilidade da clínica que está realizando o procedimento, e um bom exemplo disso é a SM Care.

Confira também: Fratura no tornozelo: Como a fisioterapia auxilia no pós-operatório | Fisioterapia reumatológica