A postura é um dos elementos que mais influencia no bem-estar geral do corpo. Devido a uma série de fatores, esse também é um aspecto negligenciado por muitas pessoas.

A postura pode ser afetada negativamente de maneiras diversas – ambientes de trabalho com equipamentos pouco ergonômicos ou falta de exercícios de fortalecimento lombar, a lista é extensa. 

Existem, no entanto, algumas soluções para resolver o problema. A mais popular delas é a reeducação postural global, ou RPG, como é conhecida. Entenda melhor sobre o assunto ao longo deste texto. 

 

O que é a reeducação postural global? 

A RPG é formada por um conjunto de exercícios e práticas aplicadas para combater e prevenir alterações na região da coluna do paciente. Essa é uma técnica muito usada no tratamento fisioterapêutico de quadros como a hiperlordose ou a escoliose. 

O tratamento consiste na análise de toda a postura do paciente e no planejamento de exercícios de fortalecimento dos músculos e alongamento dos tendões. O objetivo da prática é proporcionar o alinhamento total das estruturas e garantir o alívio de dores. Dessa maneira, os exercícios de RPG para a lombar são fundamentais nesse processo.

 

Quais os benefícios da reeducação postural?

Todas as vantagens de se trabalhar a reeducação da postura já podem ser observadas nas primeiras sessões. Alguns dos benefícios relatados por praticantes de RPG incluem a eliminação de dores na lombar, melhoria em torcicolos e minimização de sintomas da hérnia de disco. 

Além disso, é comum que pacientes notem melhora significativa na respiração, diminuição na tensão muscular e as consequentes dores que ela acarreta, realinhamento do centro gravitacional, e mais.

É importante notar que cada paciente terá necessidades diferentes. Dessa forma, não há como prescrever um mesmo tratamento para duas pessoas distintas. Profissionais de fisioterapia são os mais indicados para realizar o tratamento e otimizar as chances de sucesso, como por exemplo, com  exercícios de RPG para escoliose.

 

Quais os principais exercícios de RPG?

Os exercícios de reeducação postural são leves e podem ser praticados sem impedimentos pela maioria das pessoas. No total, são oito exercícios que podem ser aplicados de maneiras diferentes. 

São eles os seguintes: 

  • Rã no chão, com a abertura ou fechamento dos membros superiores; 
  • Rã no ar, com braços abertos ou fechados;
  • Autopostura com pé contra a parede;
  • Autopostura com pé no centro;
  • Sentado com inclinação; 
  • Em pé com inclinação.

Os exercícios de reeducação postural levam em consideração a respiração do paciente e devem ser realizados sob orientação médica. 

 

Precisa de sessões de reeducação postural? A SM Care pode ajudar!

Reeducação postural é um assunto muito sério. Dores, no geral, podem prejudicar imensamente a qualidade de vida de um paciente e algumas delas podem ser evitadas por meio da prática de RPG.

A SM Care é uma especialista na aplicação do tratamento, ajudando diversos clientes ao longo dos anos a alcançarem uma vida mais confortável, saudável e livre de dores. 

Além disso, também somos especialistas no tratamento de RPG preventivo: um serviço direcionado para aqueles que desejam garantir mais equilíbrio ao corpo, independente da idade. 

Entre em contato conosco para entender melhor nossos serviços, será um prazer ajudar.

Veja também: fisioterapia bucomaxilofacial | método souchard