Veja como a drenagem linfática atua no combate à celulite e onde encontrar clínica de fisioterapia na Vila Olímpia para fazer o tratamento.

A drenagem linfática é um tipo de massagem que surgiu com o propósito de estimular o sistema linfático (vasos que formam uma verdadeira rede para movimentação dos fluídos pelo corpo) a trabalhar de maneira mais eficiente.

Dentre os principais benefícios da técnica, é possível citar a redução do acúmulo de líquidos, a ativação da circulação sanguínea, o relaxamento corporal e, claro, o combate às temidas celulites.

Principais objetivos da drenagem linfática

O principal objetivo da drenagem linfática é o de remover a linfa que se acumula entre as células (acúmulo esse ocasionado geralmente por um retardo na produção da linfa ou por dificuldades de absorção por parte das células).

Através do estímulo correto, é possível diminuir o inchaço e melhorar o aspecto da celulite. Os procedimentos envolvidos também estimulam a circulação sanguínea, relaxam os músculos e podem auxiliar no combate à gordura localizada (discretamente), uma vez que a massagem age sobre o metabolismo da área.

Mas afinal, como é feita a drenagem linfática?

Para que alcance um resultado positivo, a drenagem deve ser realizada de forma correta, sobre a localização dos vasos linfáticos e no sentido do gânglio linfático.

Quando realizada manualmente, os movimentos são leves e exercem uma pressão moderada de acordo com cada região.

Partes diferentes do corpo exigem determinados movimentos, que sempre devem terminar em algum gânglio linfático.

Nas pernas, por exemplo, os movimentos devem ser ascendentes, ou seja, começam na canela e vão até a fossa poplítea (parte de trás do joelho), e depois do início da coxa até a virilha.

Nos braços, por outro lado, os movimentos sempre vão em direção às axilas.

A drenagem linfática para o rosto

A drenagem linfática no rosto é uma técnica que está crescendo por combater a flacidez e o inchaço. Nessa região, os movimentos seguem sempre em direção aos gânglios linfáticos que se localizam no pescoço.

O couro cabeludo também pode tirar benefícios da massagem, já que ela estimula a circulação sanguínea e auxilia no combate à queda de cabelo. Os movimentos mais utilizados priorizam a parte alta do crânio e as laterais em direção às têmporas.

fisioterapia na Vila Olímpia

Benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática pode surtir vários resultados positivos no corpo. A melhora do inchaço (edema) pode ser sentida imediatamente.

No caso da celulite, os benefícios vão depender de uma série de outras variáveis, como alimentação, estresse, tabagismo e também do grau atual da celulite. É preciso investir em uma mudança de hábitos que levam ao acúmulo de líquidos e formação da celulite.

Muitas vezes são necessárias várias sessões de drenagem para que os resultados possam ser vistos.

Profissionais que podem fazer

A massagem deve ser realizada por profissionais capacitados, ou seja, fisioterapeutas e clínicas confiáveis.

O fisioterapeuta pode aplicar a técnica através de aparelhos que contam com mecanismos de vácuo e rolamento, porém, a forma mais eficiente continua sendo a manual, já que o profissional consegue avaliar melhor a área a ser massageada e trabalhar de forma a atingir resultados positivos.

Faça o tratamento para celulite em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com os melhores profissionais para aplicar as técnicas de drenagem linfática.

A drenagem deve ser aplicada somente por fisioterapeutas confiáveis, caso contrário, pode acabar lesionando a região, por isso, a SM Care conta com os melhores profissionais do segmento.

Confira também: Método souchard – Reeducação Postural Global