Uma clínica de fisioterapia respiratória tem papel de extrema importância no tratamento da doença. Veja o porquê e consulte as principais informações sobre a condição.

Leia também: Conheça a fisioterapia respiratória

A bronquiolite é uma doença que atinge mais as crianças pequenas (abaixo dos 2 anos de idade). Não chega a ser considerada uma condição grave, mas pode causar muito incômodo nos bebês e preocupação nos pais.

Consulte as principais informações sobre a bronquiolite e veja como ter auxílio de uma clínica de fisioterapia respiratória no tratamento.

 

O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção que atinge os bronquíolos (diferente da bronquite, que atinge as vias aéreas superiores).

A condição é causada pelo vírus sincicial respiratório e, por isso, pode ser chamada de VSR.

 

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas da bronquiolite são:

  • chiado no peito;
  • congestão nasal;
  • febre;
  • respiração dificultosa;
  • tosse, principalmente à noite;
  • tórax inflado;
  • vômito.

 

Fatores de risco

É possível afirmar que os principais fatores de risco da bronquiolite são:

  • a criança entrar em contato com adultos infectados;
  • já possuir deficiências imunológicas;
  • ter menos de 2 anos.

 

Os possíveis tratamentos para bronquiolite

Se o bebê estiver com dificuldade para respirar, é bem provável que o médico pediatra prescreva medicamentos que ajudem a abrir os bronquíolos, ou seja, broncodilatadores. Procedimentos inalatórios (com nebulizador) também ajudam bastante. Em último caso, a hospitalização pode ser indicada se outros tratamentos não surtirem efeito.

Em paralelo com a medicação, os tratamentos auxiliares realizados em uma clínica de fisioterapia respiratória aplicam métodos, técnicas e recursos muito eficazes para remover secreções, fortalecer a musculatura, além de fornecerem suporte ventilatório, expansão pulmonar e recondicionamento cardiorrespiratório.

 

A importância de clínica de fisioterapia respiratória para a bronquiolite

Uma clínica de fisioterapia respiratória pode auxiliar em um episódio de bronquiolite quando há uma excessiva produção de catarro (muco), como reação do organismo à inflamação nos brônquios.

Esse sintoma é o que mais causa desconforto respiratório nas crianças, e o fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória pode atuar realizando uma avaliação clínica do sistema respiratório e, a partir desse mapeamento da situação, aplicar técnicas e métodos para garantir o conforto do bebê e o controle dos sintomas.

Quando a criança precisa ser hospitalizada, a fisioterapia respiratória pode atuar como auxiliar na manutenção e no gerenciamento das vias aéreas, com a realização de inaloterapia e de oxigenoterapia, além de ser responsável pelo gerenciamento da ventilação espontânea.

 

Os benefícios da fisioterapia respiratória

Entre os principais benefícios da fisioterapia respiratória para crianças com bronquiolite, é possível destacar:

  • diminuição do esforço muscular respiratório;
  • melhora dos sinais vitais como um todo;
  • auxílio na adaptação à ventilação não invasiva ou oxigenoterapia;
  • manejo adequado de aerossóis e nebulizadores para inalação;
  • menor necessidade de aspiração das vias aéreas superiores.

 

Encontre tratamento para bronquiolite em clínica de fisioterapia respiratória

Ter acompanhamento de uma clínica de fisioterapia respiratória é de grande importância no tratamento da bronquiolite, melhorando o quadro dos bebês e garantindo a eles (e aos pais) mais conforto e tranquilidade.

A SM Care é uma clínica que conta com profissionais especializados em fisioterapia respiratória e ampla estrutura para auxiliar bebês e crianças que sofrem de bronquiolite a respirar melhor e ter mais qualidade de sono.

Navegue pelo site e agende uma consulta on-line para tirar todas as dúvidas sobre a clínica de fisioterapia respiratória e os possíveis tratamentos da bronquiolite.

Confira também: Clínica de fisioterapia para tendinite