A tendinite é uma condição que afeta muitas pessoas, sendo considerada uma lesão comum, principalmente, em pessoas de mais idade. Acompanhe as principais informações sobre tendinite, fisioterapia, os principais tratamentos e como ter auxílio dos profissionais de SM Care.

Leia também: O que é fisioterapia preventiva?

 

O que é tendinite?

A tendinite representa uma inflamação que se forma em um tendão. Os tendões, por sua vez, além de serem responsáveis por interligar ossos aos músculos, possuem muitas fibras de colágeno para serem resistentes à tração. Quando inflamados, podem emanar muita dor.

 

Tipos mais comuns

A tendinite pode ser de mais de um tipo. No geral, é classificada como:

  • tenossinovite (inflamação localizada na bainha sinovial tendínea);
  • entesite (tendinite de inserção);
  • tendinite ossificante (inflamação crônica com depósito de cristais de hidroxiapatita); ou
  • peritendinite (inflamação na região músculo-tendínea).

 

Quais são as principais causas da tendinite?

 

Idade avançada

O envelhecimento natural do corpo pode ocasionar o surgimento da tendinite, uma vez que o corpo passa a produzir menos colágeno, e, assim, os tendões perdem flexibilidade, ficando mais suscetíveis a lesões e inflamações.

 

Má alimentação e sedentarismo

Hábitos de vida também influenciam diretamente sobre a saúde dos tendões. Alimentar-se de forma incorreta e levar uma rotina sedentária são fatores que causam acúmulo de toxinas no organismo, falta de condicionamento e inflamações dos tendões.

 

Encurtamento

A falta de alongamento pode trazer malefícios a todo o corpo, principalmente aos tendões. Exercícios de alongamento simples no dia a dia são suficientes para aliviar as tensões dos tendões e prevenir uma possível tendinite.

 

Os tratamentos possíveis para tendinite

 

Remédios

Remédios prescritos por médicos não são os únicos responsáveis por curar a tendinite, porém podem ajudar muito a diminuir a dor e a inflamação. Importante: é fundamental seguir as recomendações do ortopedista ao optar por remédios tópicos e orais.

 

Cirurgia

A cirurgia para tendinite é considerada uma opção invasiva, praticada quando outros tratamentos não surtem efeito e há rompimento total do tendão ou deposição de cristais de cálcio.

 

Fisioterapia

A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento da tendinite e atua por meio de técnicas envolvendo exercícios orientados, ultrassom, massagem, bolsas de gelo, alongamento e fortalecimento muscular para alívio da inflamação e manutenção da flexibilidade da região afetada.

 

Os benefícios da fisioterapia para tendinite

A fisioterapia para tendinite, quando realizada por profissionais devidamente capacitados e com as técnicas adequadas para cada caso, traz diversos benefícios para pessoas que sofrem com essa inflamação. Entre eles, é possível citar:

  • diminuir o estresse sofrido pelas articulações;
  • aumentar o alongamento e, consequentemente, a flexibilidade dos músculos, diminuindo a tensão;
  • restaurar a mobilidade natural das estruturas;
  • prevenir o surgimento de novas inflamações.

 

Tratamento para tendinite: fisioterapia pode ser a solução

Muitas pessoas sofrem com tendinite, e a fisioterapia, por meio de técnicas e exercícios, pode ajudar com soluções que aliviam a dor e a inflamação dos tendões. No caso, quem sofre com a condição pode contar com auxílio dos profissionais da SM Care, clínica de fisioterapia em SP que conta com fisioterapeutas capacitados e ampla estrutura para receber seus pacientes. Navegue pelo site e marque um horário para a consulta on-line da SM Care.

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica