A fisioterapia preventiva, como o próprio nome sugere, envolve técnicas e orientações visando evitar problemas de saúde.

Entenda como esse campo da fisioterapia atua de forma prática para garantir mais saúde, bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Leia mais: A importância da fisioterapia preventiva para a qualidade de vida

 

Definição de fisioterapia preventiva

Basicamente, a fisioterapia preventiva envolve exercícios e técnicas profiláticas, ou seja, que fornecem condicionamento físico ao corpo, menos problemas de saúde e, como consequência, mais qualidade de vida.

Nesse sentido, a fisioterapia preventiva almeja evitar problemas motores, principalmente em determinados grupos da população, como atletas, trabalhadores e idosos, adaptando exercícios para cada situação.

As principais atividades relacionadas à fisioterapia preventiva dizem respeito aos exercícios de força, alongamento, relaxamento e respiração.

 

Áreas de atuação

Em idosos

Os exercícios orientados por fisioterapeutas auxiliam na prevenção de doenças comuns em idosos, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes, hérnia de disco, osteoporose, bursites, tendinites, artrose, etc.

 

Em empresas

A cada dia mais empresas passam a oferecer atividades de fisioterapia preventiva, como ginástica laboral, buscando melhorar a saúde dos funcionários e, consequentemente, a qualidade do trabalho.

No caso, são aplicados exercícios que promovem fortalecimento e desempenho corporal, sem abrir mão do relaxamento muscular. As ações são feitas por fisioterapeutas capacitados e levam em consideração as especificidades de cada caso.

 

Em atletas

Os atletas são muito beneficiados pela fisioterapia preventiva, já que problemas envolvendo lesões podem ser relativamente comuns em quem pratica esportes e atividades físicas em geral.

Além de prevenir lesões, a fisioterapia também otimiza o rendimento e o desempenho nos treinos.

 

Os principais benefícios da fisioterapia preventiva

Dentro do conceito de fisioterapia preventiva, os principais benefícios são:

  • acelerar o metabolismo, o que ajuda na perda de peso e, consequentemente, previne problemas de saúde relacionados à obesidade, como dores nas costas e distensão muscular;
  • aumentar a produção de endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer;
  • evitar o desenvolvimento de doenças do coração, principalmente em pessoas de mais idade;
  • fortalecer a musculatura em geral e em regiões mais específicas (por meio de exercícios localizados);
  • prevenir doenças causadas por movimentos repetitivos;
  • proporcionar mais qualidade de vida;
  • reduzir dores causadas pela idade ou pelo trabalho.

 

Fisioterapia preventiva para idosos

Importante ressaltar que a fisioterapia preventiva é muito importante para idosos, já que ajuda a adiar ao máximo a chegada de condições incapacitantes (muito comuns durante o envelhecimento), preserva as funções motoras e, com isso, previne quedas e outros acidentes que geralmente ocorrem com pessoas de idade avançada.

 

Saiba mais sobre fisioterapia preventiva com a SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que, entre outras modalidades, é especialista em fisioterapia preventiva e, por isso, fornece as principais informações sobre o assunto.

A clínica de fisioterapia também realiza exercícios, técnicas e procedimentos com excelência por meio das mãos de profissionais altamente capacitados e ampla estrutura em seu consultório, na Vila Olímpia, região da Zona Sul de São Paulo.

Navegue pelo blog para conferir todas as matérias sobre fisioterapia preventiva e aproveite para marcar uma consulta on-line com um dos profissionais da SM Care.

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica