A fisioterapia bucomaxilofacial é feita para que o tratamento de uma cirurgia estrutural da face seja completada com mais eficácia. Esse tipo de procedimento acaba deixando sequelas que precisam ser sanadas por meio da fisioterapia, como é o caso da cirurgia ortognática, que precisa de um tratamento fisioterapêutico para que haja o restabelecimento dos movimentos faciais do paciente. 

O pós-operatório das cirurgias na face normalmente é uma questão delicada, pois mexe com o psicológico e os movimentos do indivíduo para comer, falar e respirar, por exemplo. Por esse motivo, a busca por um profissional competente em uma clínica de fisioterapia especializada é sempre muito importante.

A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre a fisioterapia bucomaxilofacial. Acompanhe!

 

O que é a fisioterapia bucomaxilofacial?

Primeiramente, é preciso entender que a fisioterapia bucomaxilofacial é de extrema importância para o paciente. Por isso, ela deve ser feita por um profissional bem preparado, de preferência em uma clínica de fisioterapia conceituada. Isso acontece devido à relevância desse tipo de fisioterapia no tratamento de pacientes que passam por cirurgias faciais e necessitam de um acompanhamento fisioterapêutico de qualidade.

A fisioterapia bucomaxilofacial é um conjunto de procedimentos realizados por um fisioterapeuta, fazendo com que as estruturas faciais do paciente sejam reabilitadas. Esse tipo de fisioterapia engloba uma série de questões e procedimentos que devem ser feitos no pós-operatório e durante todo o tempo que for preciso para que a face seja completamente reabilitada.

Esse processo sempre deve ser acompanhado por um fisioterapeuta especializado e competente, que esteja com o paciente durante toda a jornada de recuperação.

 

Como a fisioterapia bucomaxilofacial funciona?

Para que a fisioterapia seja eficaz e a pessoa se recupere com facilidade da cirurgia realizada, é preciso que algumas práticas sejam realizadas. O fisioterapeuta que faz esse tipo de tratamento normalmente aplica uma máscara facial no paciente. Assim, ele realiza exercícios faciais e técnicas que permitem que os movimentos sejam restaurados com naturalidade.

Ao estimular as estruturas faciais, a pessoa vai, pouco a pouco, vendo seus movimentos voltarem ao normal, percebendo que a força e a resistência muscular da face são recuperadas. Além disso, esse tipo de fisioterapia permite que sejam evitadas diversas complicações provenientes de cirurgias faciais, como edemas, atrofiamento dos músculos e parestesia, por exemplo. 

 

Clínica de fisioterapia SM Care

Ao longo de sua jornada, a SM Care vem prestando serviços de alta qualidade para seus pacientes. A clínica de fisioterapia situada em São Paulo, na Vila Olímpia, presta um atendimento focado e humanizado. Seus principais tratamentos são Pilates, correção da postura, RPG e técnicas para o aprimoramento de condições da terceira idade. A SM Care conta com uma equipe de profissionais experientes, éticos e especializados em suas áreas, o que faz com que o atendimento seja muito mais eficaz. Acesse o site da clínica e fique por dentro de outras informações.

Confira também: Relação da acupuntura com a fisioterapia