A bronquite é uma das doenças respiratórias mais comuns, que afeta tanto crianças, quanto adultos. Esse é um tipo de inflamação que ataca as vias respiratórias, principalmente nos brônquios, que conduzem o ar que entra pelo nariz e vai até o pulmão.

Dessa forma, a pessoa pode ter sintomas como falta de ar, chiado no peito, cansaço entre outros. É muito comum que para o tratamento da bronquite, seja recomendado pelo médico o uso de medicamentos antibióticos ou broncodilatadores. Mas você sabia que a fisioterapia respiratória também pode ajudar? Continue lendo e saiba mais sobre esse tratamento.

 

Os tipos de bronquite e como a fisioterapia respiratória pode ajudar

Antes de tudo, é muito importante entender quais são os tipos de bronquite. Existem 3 tipos e cada uma possui suas particularidades. Conhecê-las é fundamental para saber qual o tratamento adequado e o que fazer em um momento de crise. Veja:

Bronquite aguda: Esse é um tipo de infecção temporária que afeta os brônquios e pode estar associada a alguma outra condição, como a gripe. Geralmente tem duração de uma a duas semanas.

Bronquite alérgica: No tipo alérgico, a bronquite pode acontecer se a pessoa teve contato com alguma substância que pode causar alergia, como poluentes no ar, alergia a pelo de animais etc.

Bronquite crônica: Conhecida também como bronquite asmática, a pessoa pode apresentar crises que podem acontecer com frequência, podendo acontecer até mesmo por mais de ano. Além dos sintomas mais comuns, na bronquite crônica o paciente também pode apresentar inchaço nos membros inferiores (pés, tornozelos e pernas).

No caso da fisioterapia respiratória, esse tratamento é mais indicado para pacientes com bronquite crônica. Mas além desse caso, ela também pode servir como forma preventiva para evitar alguns tipos de doenças repiratórias. Pacientes que também receberam diagnóstico de doenças como pneumonia, doenças oncológicas e efisema pulmonar, também podem se beneficiar com o tratamento.

 

Como funciona o tratamento

Durante o tratamento com a fisioterapia respiratória, o profissional irá trabalhar com técnicas manuais e/ou aparelhos, além de exercícios respiratórios. É muito importante que uma avaliação seja feita, pois assim, é possível entender quais técnicas podem ajudar em cada caso.

Através desse tratamento, é possível eliminar as secreções, ajudando na expectoração e assim, melhorar a respiração do paciente. 

Saiba quais são os benefícios da fisioterapia pulmonar

Com as técnicas aplicadas o paciente consegue ter uma melhora significativa. Além disso, ela também pode ser aplicada em pacientes que estão em tratamento intensivo na UTI ou até mesmo os que estão entubados. Veja os benefícios:

  • Reduz o tempo de internação;
  • Aumenta a oxigenação do sangue;
  • Libera as secreções;
  • Limpa as vias aéreas;
  • Amplia a capacidade pulmonar.

Se você tem bronquite e deseja conhecer mais sobre a fisioterapia respiratória, entre em contato conosco e saiba mais.