Proporcionando o aumento da flexibilidade muscular, os alongamentos são imprescindíveis para a manutenção do bom funcionamento do corpo, visto que ajudam a prevenir lesões, garantindo maior elasticidade e agilidade. 

Tal prática tem uma importância ainda maior quando falamos sobre a população idosa, que se encontra mais propensa ao encurtamento muscular e à diminuição da agilidade – o que contribui para a perda de equilíbrio, de coordenação motora e da força dos músculos. 

Diante disso, não é raro que o envelhecimento esteja atrelado a diversas limitações capazes de gerar dificuldade de agachamento, dores nos membros, diminuição da mobilidade articular e outras consequências que podem culminar em degenerações mais graves. 

Portanto, o alongamento carrega um grande poder no cuidado com a terceira idade, contribuindo para a qualidade de vida e evitando prejuízos para a saúde. 

 

Os benefícios do alongamento para idosos 

Esse tipo de prática traz inúmeras vantagens, atenuando os efeitos negativos relacionados à terceira idade ao fazer com que as atividades diárias sejam realizadas com maior autonomia e agilidade. 

Em primeiro lugar, o alongamento possui pouquíssimos riscos, sendo altamente recomendado para pessoas de qualquer faixa etária – sobretudo idosos. 

Considerando os aspectos relacionados à saúde, essa prática é responsável por aumentar a força muscular, diminuir os incômodos causados por dores frequentes, ativar a circulação sanguínea, aumentar o equilíbrio, estimular o metabolismo e, até mesmo, reduzir o estresse, agindo de maneira positiva na cognição. 

Apesar de parecer uma atividade simples, visto que não requer esforços extremos, a consulta de um profissional da saúde é fundamental, mesmo quando o alongamento for realizado dentro de casa. 

 

Os cuidados com alongamentos caseiros

Devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a demanda por tutoriais de exercícios caseiros se tornou ainda maior. Segundo uma pesquisa feita pelo Estadão, a busca por exercícios físicos para idosos atingiu, em abril de 2020, o maior número nos últimos quatro anos e meio. 

Desse modo, é sempre importante priorizar os limites do próprio corpo, não forçando qualquer movimento ou posição, pois isso pode causar lesões nos músculos e tendões. Assim, o auxílio de um profissional é de extrema importância, principalmente quando se trata de uma faixa etária na qual as questões de saúde são tão delicadas. 

Um dos profissionais que poderá ser consultado antes de aderir à rotina de alongamentos é o fisioterapeuta, o qual trabalha com uma gama de programas de exercícios físicos, incluindo fortalecimento muscular e alongamento. 

Adote uma rotina saudável com a SM Care

Referência na área, a SM Care é uma Clínica de Fisioterapia localizada em São Paulo que oferece serviços de reabilitação e prevenção de lesões, aplicando técnicas da melhor qualidade. 

Contamos com a excelência de profissionais qualificados, fornecendo atendimentos personalizados com segurança e total conforto. Nossos serviços incluem diversos tratamentos, como a clássica fisioterapia, acupuntura sistêmica e estética, Pilates aparelho e solo, RPG e tratamento dermatofuncional. 

Na SM Care, você poderá adotar uma rotina de alongamentos que visa melhorar o seu bem-estar e manter os padrões de saúde – tudo isso nas mãos dos melhores especialistas. Conheça nosso site e conte com a nossa  clínica de fisioterapia!

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur