Muitas vezes, sentamos de qualquer jeito e ficamos por horas em uma posição que nos parece confortável. No entanto, o que a princípio parece cômodo, na verdade gera desajustes e malefícios a longo prazo.

Eventualmente, as consequências surgem logo no presente, visto que começamos a sentir algumas dores localizadas, as quais passam a nos incomodar. A explicação para isso é simples: trata-se de um dos reflexos da postura inadequada. Esta consiste na falta de harmonia entre as estruturas de sustentação dos músculos, articulações e ossos.

Os vícios posturais contribuem para essa inadequação, uma vez que as posições desalinhadas são adotadas como hábitos, desrespeitando o posicionamento apropriado das articulações.

No entanto, quando esses vícios surgem e quais são os perigos de adotá-los em nosso estilo de vida?

 

A postura inadequada na juventude: uma realidade 

Foi-se o tempo em que os problemas de coluna afetavam apenas a população idosa. Nos dias atuais, a má postura é responsável por provocar dores no corpo de um grupo de pessoas cada vez mais jovem.

Os vícios posturais tornaram-se evidentes desde a tenra idade, sobretudo em crianças e adolescentes na idade escolar, os quais costumam sentar de maneira irregular, escorregando os quadris pelo assento. O sistema nervoso reforça tais padrões desajustados, fazendo com que o jovem se habitue aos novos moldes. Dessa forma, não é difícil mantê-los durante a fase adulta. 

Diante disso, o que aparenta ser um simples descuido poderá ocasionar sérias perturbações para o futuro dos jovens. A dor na coluna, de acordo com dados do IBGE, já é a segunda causa de licença ao trabalho e o terceiro motivo de aposentadoria no Brasil.

 

Os perigos dos vícios de postura para a saúde

Vimos que as posturas inadequadas, quando adotadas como hábito, são capazes de causar sérios problemas na fase adulta e na terceira idade. Esses padrões desajustados podem levar à hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios da coluna.

No entanto, alguns problemas também se manifestam na juventude, comprometendo a saúde e causando incômodos diários. Dores de cabeça, distúrbios de sono, dores nos pés e fadiga são outras consequências negativas que surgem em decorrência de hábitos disfuncionais.

Desse modo, é imprescindível que o corpo se desenvolva e se firme com um bom alinhamento, tendo em vista uma menor probabilidade de que problemas graves prejudiquem o pleno andamento de sua vida adulta.

 

Cuide da sua coluna desde cedo com a SM Care

Muito se fala sobre a importância dos mais velhos cuidarem da saúde, principalmente da coluna. Entretanto, observamos que o acompanhamento via educação postural deve se dar desde a juventude, gerando uma boa desenvoltura. 

A fisioterapia e o RPG (reeducação postural global) são fundamentais nos casos em que os vícios de postura se instalaram, possibilitando uma reeducação e não só aliviando as dores causadas por esses desajustes, mas também prevenindo consequências negativas no futuro.

Ademais, o RPG só poderá ser aplicado por um fisioterapeuta especializado na técnica, auxiliando no alongamento e melhorando a flexibilidade dos músculos. Nesse sentido, vemos que o papel do profissional de fisioterapia é essencial para corrigir os vícios de postura.

Você contará com esses procedimentos na SM Care Clínica de Fisioterapia, a qual fornece serviços com profissionais altamente qualificados das mais diversas especialidades da fisioterapia, buscando reabilitação e prevenção de lesões, promovemos tratamentos de qualidade, incluindo a fisioterapia geral e o RPG

Conheça a SM Care e mantenha uma ótima qualidade de vida.

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur