A dor nas costas é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Por ser uma dor bastante incômoda e desconfortável, ela faz com que as pessoas não consigam trabalhar, aproveitar momentos de lazer e, até mesmo, as atrapalham a achar uma posição para dormir. Tudo isso reflete em uma má qualidade de vida, sendo que muitas vezes pode ser o indício de um problema ainda mais grave. 

Veja, a seguir, os tipos de dores nas costas mais comuns e a importância de procurar um fisioterapeuta ou profissional da saúde para fazer uma avaliação. Acompanhe!

 

Principais tipos de dores nas costas

Antes de saber como prevenir as tão incômodas dores nas costas, é preciso entender os tipos existentes. Assim, você poderá identificar o que está sentindo, seguir as orientações e buscar o profissional adequado para a sua condição. Os principais tipos de dores nas costas são:

 

Lombalgia

Esse tipo de dor na região das costas é posicionada na região da coluna, normalmente no final dela. A dor é causada por diversos fatores; entre eles, o principal é o sedentarismo e a má postura. Entretanto, é preciso ficar atento, pois é possível que a dor localizada nesse ponto possa significar que você tenha uma hérnia de disco. 

 

Cervicalgia

Já a cervicalgia é uma dor localizada no oposto da lombar – mais especificamente na coluna cervical, que é a região próxima aos ombros e ao pescoço. Normalmente, esse tipo de dor é passageira, e causada por dormir em uma posição errada ou pela má postura ao trabalhar em frente ao computador, por exemplo. 

Nos casos em que a dor não passa, é possível que ela já esteja em um nível crônico. Assim, o mais indicado é ir a uma clínica de fisioterapia para realizar o tratamento recomendado o quanto antes.

 

Torcicolo

Muitas pessoas sofrem com o torcicolo e isso causa diversos tipos de limitações no dia a dia, impedindo as pessoas de trabalharem e fazerem atividades domésticas nos casos mais graves. A dor é localizada na região do pescoço, assim como a cervicalgia; porém, no torcicolo, é sentida uma fisgada que só passa quando o indivíduo movimenta a cabeça para o lado oposto ao da dor.

Esse tipo de dor é ocasionado por diversos fatores, sendo que os mais comuns são a má postura em situações diárias, levantamento de peso em excesso ou movimentação brusca. 

 

Lordose e escoliose

A lordose e a escoliose são causadas por uma curvatura inadequada da coluna. Esse tipo de problema normalmente não é algo que se adquire com más práticas de postura, mas, sim, geneticamente. Entretanto, pode ser potencializado com tal tipo de comportamento.

 

A importância de procurar um profissional

Os tipos de dores nas costas citados podem ser passageiros, mas, em muitos casos, podem se tornar crônicos. Por isso, o ideal é procurar um profissional especializado em uma clínica de fisioterapia. Somente assim é possível iniciar um tratamento eficiente e adequado às suas condições de saúde. 

Além disso, também pode ser necessário realizar exames médicos de imagem para verificar o tamanho das lesões causadas. Dessa forma, é essencial estar sempre atento a esses tipos de dores para que elas não evoluam para causas mais graves.

 

Clínica de fisioterapia SM Care

A SM Care é uma excelente clínica de fisioterapia. Com a atuação de profissionais do ramo altamente capacitados, a clínica atende pacientes de todas as idades, realizando tratamentos como Pilates, RPG, melhora da postura, entre outros. Conheça o trabalho da SM Care e se livre de dores nas costas!

Veja também: Clínica de fisioterapia em Moema