A acupuntura para estresse vem sendo utilizada em pacientes que buscam tratamento para os principais sintomas do estresse (como insônia, irritabilidade, dores de cabeça, dores de estômago e ansiedade).

Compreenda melhor como o método pode ser eficaz, além de outras formas de combater esse mal, e veja onde encontrar profissionais aptos a aplicar sessões de acupuntura para estresse.

Saiba também: Qual a relação da acupuntura com a fisioterapia?

 

O que é o estresse?

O estresse não chega a ser uma doença, e sim uma condição em que o corpo se coloca quando tem que lidar com determinados estímulos.

Basicamente, quando estressado, o corpo libera hormônios (como cortisol, norepinefrina e adrenalina) que incentivam o corpo a “fugir” da situação.

Ou seja, o estresse faz parte do nosso instinto de sobrevivência. O problema ocorre quando ele chega a um patamar de muito desequilíbrio, devido ao excesso de responsabilidades e desafios presentes no dia a dia.

 

Quais são os principais tipos de estresse?

 

Os principais tipos de estresse são:

 

Agudo

É o tipo de estresse que atinge a maioria das pessoas e, geralmente, ocorre mediante um novo problema.

Reações a uma notícia inesperada, notícia ruim, desafio no trabalho ou brigas envolvem estresse. São episódios isolados e que não perduram muito. 

 

Agudo episódico

Seria um estágio um pouco mais avançado de estresse, quando acontece com mais frequência. Pessoas que estão sempre nervosas ou que se apegam ao lado pessimista das coisas se enquadram nesse caso.

 

Crônico

O estresse crônico, por sua vez, corresponde a casos muito prolongados, que parecem não passar. Em geral, envolvem situações muito traumáticas (e que não foram superadas).

Esse tipo de estresse pode alterar a visão de mundo da pessoa, sua qualidade de vida e, até mesmo, traços de personalidade. O grande problema do estresse crônico é que a pessoa tende a se acostumar com ele em vez de procurar ajuda.

 

Estratégias para reduzir o estresse

As principais estratégias para lidar com o estresse são:

 

Durma bem

O estresse é diretamente influenciado pela ausência de sono, além de causar insônia, podendo levar a um círculo vicioso. Para dormir melhor, é possível adotar alguns hábitos, como praticar exercícios físicos, cortar cafeína e se manter longe de distrações no período da noite.

 

Realize atividades que ajudem a relaxar

Algumas atividades, como exercícios físicos, exercícios de respiração e meditação, ajudam a aliviar a tensão, diminuir a irritabilidade e aumentar a produção de endorfina.

 

Procure ajuda profissional

Em casos mais graves de estresse, contar com o apoio de um psicólogo faz toda a diferença. Apenas um profissional sabe dar as orientações para lidar com o estresse e seus sintomas.

 

Faça acupuntura para estresse

 

Em um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), foi constatado que a acupuntura para estresse pode diminuir em até 75% os principais sintomas após cerca de dez sessões de 50 minutos cada.

 

Como a acupuntura para estresse pode ajudar?

A acupuntura para estresse foi idealizada para promover o equilíbrio da força vital do ser humano. De acordo com o método, os sintomas do estresse são causados, justamente, pelo desequilíbrio proveniente da condição.

No caso, o fisioterapeuta especializado em acupuntura para estresse saberá estimular os pontos do corpo de acordo com os sintomas do paciente (insônia, dor de estômago, fadiga crônica, entre outras possibilidades).

Ou seja, por meio da aplicação de finas agulhas em pontos energéticos do corpo, é possível atenuar os sintomas, gerar relaxamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Confira também: Benefícios da acupuntura para ansiedade

 

Encontre profissionais especializados em acupuntura para estresse na SM Care

Para ter todos os benefícios da acupuntura para estresse, é preciso realizar as sessões com profissionais aptos, como é o caso da equipe de fisioterapeutas da SM Care, que conta com especialização e ampla estrutura para receber os pacientes que almejam melhorar a qualidade de vida por meio dessa técnica milenar.

Agende uma consulta on-line pelo site e converse com um fisioterapeuta especializado em acupuntura para estresse e tire suas dúvidas antes da primeira sessão.

Confira também: RPG souchard