Saiba por que a acupuntura para ansiedade pode auxiliar no tratamento desse mal que acomete cada vez mais pessoas.

Aproveite para conhecer mais sobre os profissionais que são qualificados a aplicar as técnicas de acupuntura em pacientes que sofrem de ansiedade.

Leia mais: Como funciona a acupuntura?

 

Quais são os princípios da acupuntura?

A acupuntura para ansiedade tem como principal intuito alinhar os chamados canais meridianos para que permaneçam equilibrados. Isso porque, de acordo com a medicina chinesa (mãe da acupuntura), os principais problemas de fundo emocional e físicos são decorrentes do desequilíbrio desses canais.

Por outro lado, quando a mente e o corpo se encontram em equilíbrio funcional, a energia vital (também chamada de QI) flui adequadamente pelos canais meridianos – que se localizam em diversos pontos do corpo.

 

Como atua a acupuntura para ansiedade?

As pessoas que optam pela acupuntura para ansiedade podem perceber os primeiros resultados logo na primeira sessão. Se o tratamento for contínuo, é possível levar uma vida mais leve e tranquila.

Nesse sentido, a acupuntura para ansiedade é muito útil para pessoas que sofrem de problemas de fundo emocional e precisam regular o equilíbrio do organismo naturalmente. Em alguns casos, as pessoas deixam de usar medicamentos e continuam apenas com as sessões de acupuntura.

 

Conhecendo os 5 benefícios da acupuntura

 

1. Não causa efeitos colaterais

Pacientes liberados para receber as técnicas de acupuntura não sofrem efeitos colaterais (ao contrário do que aconteceria em caso de utilização de ansiolíticos e antidepressivos).

 

2. Alívio da ansiedade, depressão e outros problemas de fundo emocional

A acupuntura é capaz de equilibrar os hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar. Mesmo que não haja, ainda, tantos estudos sobre a atuação da técnica, sabe-se que ela estimula determinados pontos do corpo, ajudando na sintetização e liberação de endorfinas e serotonina, ajudando o paciente a relaxar e se sentir melhor.

Quando bem-posicionadas, as agulhas também ajudam a desestimular a produção do cortisol, o hormônio responsável pelo estresse. Dessa forma, os sintomas relacionados à ansiedade e à depressão são atenuados.

 

3. Auxílio para lidar com dores nas costas e nos joelhos

Pesquisas mostram que a acupuntura, no caso de problemas nas costas e nos joelhos, pode aliviar em até 15% o nível da dor, fazendo com que o paciente possa diminuir um pouco a dosagem da medicação oral.

 

4. Melhora na qualidade de vida de pacientes

Além de aliviar sintomas colaterais e de doenças graves, como o câncer, a acupuntura pode estimular a melhora na qualidade de vida desses pacientes.

Os outros benefícios citados da acupuntura também são muito importantes para auxiliar pacientes durante o tratamento de doenças graves, uma vez que estimula a saúde emocional e o equilíbrio entre corpo e mente.

 

5. Alívio de dores de cabeça da enxaqueca

Muitas pessoas sofrem com dores de cabeça e enxaquecas, condições essas que podem impactar profundamente a qualidade de vida dos pacientes.

A acupuntura também surge como opção de tratamento por promover relaxamento muscular (alívio da cefaleia de origem tensional) e pelos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Contraindicações

Algumas pessoas que estejam com áreas infectadas ou que possuam marca-passo devem conversar com um médico sobre a possibilidade de fazer sessões de acupuntura.

Além disso, a acupuntura pode mascarar sintomas de doenças graves, então é aconselhável ter o diagnóstico concreto do que está causando dor antes de dar início às sessões.

 

Conheça profissionais em acupuntura para ansiedade na SM Care

A acupuntura para ansiedade pode trazer alguns benefícios aos pacientes e melhorar a qualidade de vida de quem sofre desse mal. Importante frisar que é preciso contar com o trabalho de profissionais treinados e aptos a aplicar as técnicas em pacientes que escolheram a acupuntura como tratamento.

É o caso da equipe de fisioterapeutas da SM Care, uma clínica de fisioterapia em SP que está equipada com profissionais e estrutura para a realização de sessões de acupuntura para ansiedade, promovendo os benefícios da técnica e aumentando o bem-estar de seus pacientes.

 

Navegue pelo site e conheça mais sobre a equipe da SM Care.

Confira também: Clínica de fisioterapia para tendinite