Proporcionando o aumento da flexibilidade muscular, os alongamentos na terceira idade são imprescindíveis para a manutenção do bom funcionamento do corpo, visto que ajudam a prevenir lesões, garantindo maior elasticidade e agilidade.
Tal prática tem uma importância ainda maior quando falamos sobre a população idosa, que se encontra mais propensa ao encurtamento muscular e à diminuição da agilidade – o que contribui para a perda de equilíbrio, de coordenação motora e da força dos músculos.
Diante disso, não é raro que o envelhecimento esteja atrelado a diversas limitações capazes de gerar dificuldade de agachamento, dores nos membros, diminuição da mobilidade articular e outras consequências que podem culminar em degenerações mais graves.
Portanto, o alongamento carrega um grande poder no cuidado com a terceira idade, contribuindo para a qualidade de vida e evitando prejuízos para a saúde.
Os benefícios do alongamentos na terceira idade
Esse tipo de prática traz inúmeras vantagens, atenuando os efeitos negativos relacionados à terceira idade ao fazer com que as atividades diárias sejam realizadas com maior autonomia e agilidade.
Em primeiro lugar, o alongamento possui pouquíssimos riscos, sendo altamente recomendado para pessoas de qualquer faixa etária – sobretudo idosos.
Considerando os aspectos relacionados à saúde, essa prática é responsável por aumentar a força muscular, diminuir os incômodos causados por dores frequentes, ativar a circulação sanguínea, aumentar o equilíbrio, estimular o metabolismo e, até mesmo, reduzir o estresse, agindo de maneira positiva na cognição.
Apesar de parecer uma atividade simples, visto que não requer esforços extremos, a consulta de um profissional da saúde é fundamental, mesmo quando o alongamento for realizado dentro de casa.
Os cuidados com alongamentos caseiros
Devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo corona vírus, a demanda por tutoriais de exercícios caseiros se tornou ainda maior. Segundo uma pesquisa feita pelo Estadão, a busca por exercícios físicos para idosos atingiu, em abril de 2020, o maior número nos últimos quatro anos e meio.
Desse modo, é sempre importante priorizar os limites do próprio corpo, não forçando qualquer movimento ou posição, pois isso pode causar lesões nos músculos e tendões. Assim, o auxílio de um profissional é de extrema importância, principalmente quando se trata de uma faixa etária na qual as questões de saúde são tão delicadas.
Um dos profissionais que poderá ser consultado antes de aderir à rotina de alongamentos é o fisioterapeuta, o qual trabalha com uma gama de programas de exercícios físicos, incluindo fortalecimento muscular e alongamento.
Adote uma rotina saudável com a SM Care
Referência na área, a SM Care é uma Clínica de Fisioterapia localizada em São Paulo que oferece serviços de reabilitação e prevenção de lesões, aplicando técnicas da melhor qualidade.
Contamos com a excelência de profissionais qualificados, fornecendo atendimentos personalizados com segurança e total conforto. Nossos serviços incluem diversos tratamentos, como a clássica fisioterapia, acupuntura sistêmica e estética, Pilates aparelho e solo, RPG e tratamento dermatofuncional.
Na SM Care, você poderá adotar uma rotina de alongamentos que visa melhorar o seu bem-estar e manter os padrões de saúde – tudo isso nas mãos dos melhores especialistas. Conheça nosso site e conte com a nossa clínica de fisioterapia!
Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur