A síndrome pós-Covid é considerada uma complicação que acarreta diferentes sintomas mesmo após a recuperação da infecção causada pelo novo coronavírus, demandando o trabalho de uma clínica de fisioterapia respiratória para acompanhamento e orientações.

 

Por ser consequência de uma doença inflamatória multissistêmica, a síndrome pós-Covid pode se manifestar em diferentes áreas do corpo, principalmente no sistema nervoso central, sistema musculoesquelético e sistema respiratório.

 

O que é a síndrome pós-Covid?

A síndrome pós-Covid-19, também chamada de “Covid longa” ou de síndrome pós-cuidados de terapia intensiva, é uma condição que afeta pessoas que desenvolveram Covid-19, seja um caso leve, seja um caso grave.

Em geral, as pessoas que ficam com sintomas pós-Covid costumam reagir depois de algum tempo, ainda que precisem de intervenções de profissionais em reabilitação, como fisioterapeutas e outros atores da área de saúde.

 

Sintomas da síndrome pós-Covid-19

Os sintomas da síndrome pós-Covid podem ser leves ou persistentes. Em alguns casos, duram meses, e a pessoa deve ficar de olho para procurar uma clínica de fisioterapia respiratória assim que perceber que algo não vai bem.

Em geral, os principais sinais da síndrome pós-Covid incluem:

  • Ansiedade;
  • Dificuldades de memória, raciocínio e fala;
  • Dor no peito;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • Palpitações;
  • Perda de paladar e olfato;
  • Queda de cabelo;
  • Tontura;
  • Trombose.

Importante: sintomas como dores, mal-estar, perda de olfato e falta de ar podem não se resolver sozinhos. Se o incômodo for persistente, é fundamental procurar uma clínica de fisioterapia respiratória e seguir o tratamento indicado pelos especialistas.

 

Síndrome respiratória pós-Covid-19

A síndrome pós-Covid pode levar ao desenvolvimento da síndrome respiratória aguda grave, mais presente em pacientes que precisam ser internados em unidades de cuidados intensivos (UTIs) e acabam tendo a saúde do sistema respiratório deteriorada.

Isso porque os pacientes que passam muito tempo internados, principalmente na UTI, têm mais chances de desenvolver hipóxia grave, gerando uma resposta inflamatória acentuada.

 

Tratamentos da síndrome pós-Covid-19

Há diferentes formas de tratar os sintomas da síndrome pós-Covid. Entre elas, está o trabalho realizado em clínica de fisioterapia respiratória, envolvendo a ação conjunta de profissionais da área.

É preciso avaliar o quadro do paciente de acordo com elementos motores, cognitivos e cardiorrespiratórios. Por ser uma síndrome que se manifesta de diferentes formas em cada caso, a avaliação deve ser completa.

Importante: se você não sabe se está sofrendo de síndrome pós-Covid, tenha em mente que não é normal não estar bem. Isso significa que, ao sentir algum dos sintomas mencionados acima, é fundamental procurar o auxílio de um profissional para verificar possíveis sequelas e ser orientado sobre o melhor tratamento.

As pessoas mais velhas, e principalmente os homens, tendem a ignorar incômodos e sintomas preocupantes. Por isso, é preciso insistir que todos que já tiveram Covid-19 façam algum tipo de acompanhamento.

 

Procurando acompanhamento pós-Covid? Veja como uma clínica de fisioterapia respiratória pode ajudar

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que pode te ajudar a lidar com sequelas e um possível quadro de síndrome pós-Covid.

Estamos equipados com uma equipe de profissionais no assunto e atendemos cada caso individualmente, provendo atendimento personalizado e o tratamento mais adequado a depender do perfil e das demandas do paciente.

 

Navegue pelo site e marque uma conversa on-line com a SM Care para tirar suas dúvidas sobre o tratamento para síndrome pós-Covid.

Confira também: 3 exercícios para recuperar o pulmão pós-covid