O nervo ciático é o maior nervo de todo o corpo humano – mas você sabe por que ele pode causar tanta dor? Entenda o que leva à inflamação do ciático e como o acompanhamento em uma clínica de fisioterapia pode ajudar a melhorar o problema.

O nervo ciático se estende por uma ampla região do corpo humano, começando pelo final da coluna, passando pelos glúteos e pela parte posterior da coxa e chegando ao joelho para, então, dividir-se entre nervo fibular e nervo tibial, terminando nos pés.

Por todo esse trajeto, o nervo pode causar dor, pontadas, sensação de formigamento e até choque elétrico. Compreenda como isso acontece a seguir.

 

O que causa inflamação no nervo ciático?

Quando o nervo ciático inflama, a dor pode irradiar por todo o seu trajeto, tanto no fundo das costas quanto no glúteo ou pernas, levando à dificuldade em andar ou manter a coluna ereta.

Entre as causas mais comuns da inflamação do nervo ciático, é possível citar a hérnia de disco (quando o disco cartilaginoso entre as vértebras apresenta problema), a compressão do nervo ciático (quando ele passa pelo músculo piriforme, no glúteo) ou por muitos anos de postura incorreta ou inadequada.

 

Importância de uma clínica de fisioterapia para tratar nervo ciático inflamado

A clínica de fisioterapia pode ser uma das melhores soluções para tratar dores no nervo ciático. Ao seguir as recomendações do fisioterapeuta e comparecer às sessões, o paciente consegue sentir o alívio da dor em pouco tempo.

Além de exercícios específicos para fortalecimento, o acompanhamento fisioterapêutico também pode incluir sessões com laser, acupuntura, tratamentos térmicos, osteopatia, entre outras abordagens que auxiliam no relaxamento e na desinflamação do ciático.

 

Exercícios que posso fazer para tratar o nervo ciático inflamado

Alguns exercícios podem ajudar a aliviar as dores no nervo ciático. Confira!

 

Alongamento para nervo ciático

Os exercícios de alongamento devem respeitar as orientações do fisioterapeuta. Quando realizados de forma contínua, eles tendem a combater o encurtamento dos músculos que podem comprimir o nervo ciático.

 

Exercícios aeróbicos de baixo impacto

 

Os fisioterapeutas e educadores físicos são profissionais que incentivam o paciente a realizar atividades físicas regularmente, inclusive aeróbica. Mas atenção: quem está com o ciático inflamado deve levar a sério as orientações e realizar todas as séries com mínimo impacto.

Alguns exemplos de atividades recomendadas envolvem o uso de esteira, elíptico ou bicicleta ergométrica.

 

Exercícios para abdominais sobre a bola

A bola suíça (também conhecida como fitball) é ótima por favorecer o encaixe da coluna lombar e garantir mais flexibilidade, aumentando a aderência dos pacientes aos exercícios abdominais.

É importante destacar que o fortalecimento abdominal também faz parte do tratamento para evitar novas crises de inflamação do nervo ciático.

 

Sentindo dor no nervo ciático? Veja como a SM Care pode te ajudar

Sentir dor no nervo ciático pode ser incapacitante e causar muita angústia, além do incômodo persistente. A SM Care é uma clínica de fisioterapia que sabe disso e está equipada com aparelhos e profissionais aptos a orientar o melhor tratamento de acordo com cada caso.

Nosso atendimento e acompanhamento são individualizados e levam em consideração as especificidades e limitações do paciente.

 

Saiba mais sobre a SM Care pelo site e marque uma conversa on-line para tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento do nervo ciático.