A acupuntura beneficia a fertilidade masculina, sendo um dos principais tratamentos alternativos e complementares no que tange ao problema de infertilidade. No caso da infertilidade feminina, as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) já possuem muito respaldo, porém é preciso agora chamar a atenção para a acupuntura no tratamento de infertilidade masculina.

Uma das principais causas de infertilidade nos homens é a baixa habilidade de locomoção dos espermatozoides, a qual pode ser causada por diversos fatores, incluindo o genético. Além disso, a baixa quantidade de espermatozoides também é um problema que atrapalha a fertilidade e pode fazer com que muitos homens não consigam realizar o sonho da paternidade.

Veja, neste post, tudo que você precisa saber sobre os remédios naturais para aumentar a fertilidade masculina e saiba mais sobre um estudo que atesta que a acupuntura beneficia a fertilidade masculina. Acompanhe!

 

Remédios naturais para aumentar a fertilidade em homens

Alguns remédios naturais podem ajudar os homens com a questão da baixa fertilidade. Um dos principais é a vitamina C, utilizada para aumentar a testosterona e aumentar a qualidade dos espermatozoides. Outra vitamina que também é muito útil para essa questão é a vitamina D, que tende a aumentar o nível de testosterona no corpo consideravelmente.

Alguns outros remédios naturais que podem ser citados são o zinco, o suplemento do tribulus terrestris e o suplemento de ginseng indiano. Todas essas opções devem ser utilizadas como tratamentos complementares ao atendimento médico especializado em reprodução.

 

Estudo da Unifesp mostra que acupuntura auxilia no tratamento de infertilidade em homens

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi o responsável por comprovar cientificamente os benefícios que a acupuntura pode oferecer para os homens que estão em processo de tentativa de engravidar com suas parceiras.

Na pesquisa, foram analisados homens que não produziam uma quantidade aceitável de espermas saudáveis. Os problemas mais comuns encontrados nessa parcela de homens foram a baixa mobilidade e o formato não adequado dos espermas.

Dessa forma, o grupo foi submetido a uma divisão. Uma parte dos pacientes recebeu um tratamento conhecido como “placebo”, no qual alguns pontos de acupuntura foram pressionados. Porém, nesse caso, os pontos não eram ativos ou não tinham nenhum tipo de vínculo com o sistema reprodutivo masculino.

A outra parte do grupo recebeu um tratamento de acupuntura específico para o sistema reprodutivo. Os pontos estimulados tinham ligação com a questão dos espermas com formado e mobilidade afetados no corpo dos pacientes.

Cerca de 60 dias depois dos homens receberem o tratamento verdadeiro e o tratamento placebo, os resultados começaram a aparecer. Os pacientes que passaram pelo tratamento de acupuntura ligado ao sistema reprodutivo tiveram um aumento de 25% na produção de espermatozoides.

Além disso, essa mesma porcentagem teve resultados positivos na questão da morfologia dos espermatozoides, que depois do tratamento estava adequada, diferentemente dos pacientes que receberam o placebo, nos quais nada mudou sobre essa questão. Dessa forma, foi possível concluir que a acupuntura beneficia a fertilidade masculina.

Veja também: Acupuntura para fertilidade feminina

 

Conheça a SM Care

A SM Care é uma empresa de acupuntura na Vila Olímpia focada em prestar um atendimento humanizado para cada um de seus pacientes. A clínica tem como missão realizar serviços de prevenção e reabilitação de lesões com excelência. Para isso, conta com o apoio de profissionais especializados, que aplicam as mais diversas técnicas de fisioterapia e terapias alternativas, em especial a acupuntura sistêmica e estética.

Confira também: RPG souchard