A maioria das pessoas acredita que a procura por exercícios fisioterapêuticos acontece apenas em casos de lesões, ou seja, quando o corpo sofreu algum tipo de fratura ou em casos em que se precisa corrigir a postura, mas isso não é verdade. A fisioterapia preventiva também funciona para evitar lesões.

A consciência de que os cuidados com a saúde devem começar antes mesmo de que alguma doença se manifeste tem aumentado. Adotar medidas que vão prevenir o surgimento de patologias e aumentar a qualidade de vida é uma excelente maneira de cuidar da saúde. A mais nova tendência do mercado é apostar na fisioterapia preventiva.

Neste post, você vai saber mais sobre ela e qual é a sua importância no melhor funcionamento do nosso corpo.

Definição de fisioterapia preventiva

A fisioterapia preventiva visa trabalhar o corpo com uma série de exercícios, cujo objetivo é evitar que problemas apareçam. É recomendado para todas as pessoas que desejam manter o corpo saudável, mas é mais indicado, principalmente, para a população de risco, como pessoas na terceira idade e esportistas.

O profissional de fisioterapia vai selecionar os exercícios de acordo com o quadro e características de cada paciente. A intensidade das atividades e a frequência de cada sessão também vão variar de acordo com a necessidade de cada um.

Qual a importância da fisioterapia preventiva?

A fisioterapia preventiva ajuda na prevenção de lesões e evita que uma série de doenças apareçam. Outra vantagem em incluir a fisioterapia como método de prevenção no dia a dia é que ela pode ser adaptada para cada indivíduo, de acordo com a necessidade de cada um.

Ou seja, isso significa que a série de exercícios escolhidos por cada profissional pode variar conforme a faixa etária, grupo de risco, tipo de profissional e necessidade individual de cada um.

A fisioterapia preventiva é recomendada para quem?

Os exercícios e atividades são recomendados tanto a pessoas que realizam algum tipo de atividade física de alto impacto, como praticantes de musculação ou dança, quanto para pessoas que realizam atividades simples de baixo impacto, como caminhadas, por exemplo.

A fisioterapia preventiva também é recomendada para trabalhadores que realizam exercícios repetitivos e que estão expostos a longas jornadas de trabalho. Em empresas, os exercícios são realizados com o objetivo de controlar o estresse e toda pressão que envolve o ambiente de trabalho.

Invista na sua saúde e inclua a fisioterapia preventiva em sua rotina

A fisioterapia não funciona apenas para casos em que o corpo humano já esteja sofrendo com lesões. O aumento do interesse para prevenção fez com que houvesse crescimento na busca pela fisioterapia preventiva.

Ela garante a saúde das pessoas que realizam atividades esportivas, idosos e até mesmo no ambiente de trabalho, evitando o aparecimento ou desenvolvimento de doenças.

SM Care é uma clínica de fisioterapia no Itaim Bibi. Nela, é possível encontrar a fisioterapia preventiva e usufruir de seus benefícios. A clínica oferece também tratamentos para quem pratica atividade física e possui programa específico voltado para a terceira idade e aos trabalhadores.

Entre em contato e agende uma consulta.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul