Métodos alternativos para engravidar são eficazes quando aplicados junto com tratamentos médicos de cunho científico. Você pode começar a utilizar as terapias complementares em qualquer etapa da tentativa de concepção, desde que tenha a orientação adequada.
Veja, neste post, como saber se você não é fértil e quais são as terapias complementares que ajudam a engravidar. Acompanhe!
Como saber se você é fértil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível que um casal seja infértil se, após 12 meses, não conseguir engravidar. As tentativas devem ser regulares, e o casal não deve fazer o uso de métodos contraceptivos para que a possibilidade de infertilidade seja considerada.
Além disso, para saber se uma pessoa é fértil ou não, é essencial que sejam feitos exames específicos. Esses exames são feitos em clínicas de saúde e podem utilizar o material do homem e o da mulher nas análises solicitadas pelo médico.
Ainda segundo a OMS, a infertilidade acomete cerca de 50 a 80 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a parcela de pessoas que sofrem com a infertilidade é bastante alta, somando 8 milhões de pessoas, do sexo masculino ou feminino.
A boa notícia é que existem tratamentos muito eficazes para a infertilidade. A maioria dos casos são tratáveis e demandam apenas a oportunidade e o interesse dos pacientes. Dessa forma, ter um filho é possível para a maior parte das pessoas, desde que contem com os tratamentos adequados, caso necessário, para realizar esse sonho.
Terapias complementares para engravidar
O tratamento médico deve ser sempre priorizado em qualquer questão que envolva a saúde. Porém, é possível ter a ajuda de terapias complementares para engravidar. Métodos alternativos para engravidar são eficazes? Sim, métodos como cromoterapia, aromaterapia e Feng Shui auxiliam na tentativa de engravidar, sendo necessário, é claro, manter uma alimentação saudável e focada no objetivo da gravidez.
Cromoterapia e aromaterapia
A cromoterapia e a aromaterapia ajudam o casal a se manter tranquilo e em paz durante o período de tentativa de concepção. Essas terapias são aliadas para lidar com questões como nervosismo, estresse e ansiedade, que poderiam até prejudicar o processo de fertilidade.
Alimentos que ajudam na fertilidade
Métodos alternativos para engravidar são eficazes, mas a alimentação também é uma forte aliada da gestação. Porém, às vezes ela pode atrapalhar quem está tentando engravidar. Se o casal não se alimenta bem, come alimentos com muitas gorduras trans e toma café em excesso, por exemplo, é muito possível que seja mais difícil de engravidar.
Alguns alimentos, por sua vez, ajudam muito! O casal que deseja ter um filho deve consumir folhas verdes, tomates, alimentos derivados do leite, nozes, entre outros. Esses alimentos contêm vitamina B12, ácido fólico, ômega 3 e nutrientes que ajudam a engravidar e também auxiliam a mulher durante a gestação.
Feng Shui
Existem diversas estratégias de Feng Shui que favorecem a gravidez. A primeira delas diz respeito às energias da casa como um todo. O ideal é não fazer reformas no lar e evitar limpar em volta da cama. Isso preserva a energia da concepção e favorece a gravidez.
Outra dica interessante de Feng Shui é a questão visual do ambiente. É válido deixar símbolos que aumentam a fertilidade, como o elefante, o coelho, o quartzo rosa, entre outros. Imagens de mulheres grávidas e bebês recém-nascidos também ajudam a enviar a mensagem de fertilidade e concepção para o corpo.
Conheça os diferenciais da SM Care
A aplicação da acupuntura para fertilidade feminina traz diversos benefícios. Alguns deles são o aumento do fluxo de sangue nos órgãos reprodutores, a estabilização dos níveis hormonais e a regulação do ciclo ovulatório. Para ter todas essas vantagens, você pode contar com os tratamentos de acupuntura realizados pela SM Care. Entre no site e saiba mais informações!
Confira também: Vantagens da drenagem linfática corporal