A face é composta por centenas de músculos e articulações que funcionam juntos para promover não só o pleno funcionamento das capacidades motoras, mas também a harmonia estética entre todas as diferentes partes do rosto.

Casos em que a movimentação e uso de determinadas funções faciais estão comprometidas não são raros e podem influenciar diretamente a qualidade de vida do paciente. 

A traumatologia buco-maxilo-facial é a especialidade da odontologia responsável por tratar todas as diferentes doenças e problemas que podem surgir na cavidade oral e, consequentemente, em outras estruturas da face. Dentre os procedimentos mais comuns nesse ramo estão a cirurgia e a fisioterapia buco-maxilo.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre ambos os processos e te ajudaremos a entender melhor todos os cuidados que os envolvem. Acompanhe a leitura. 

 

O que é a cirurgia buco-maxilo-facial? 

Esse procedimento nada mais é do que uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo a correção de deformidades e restauração de funções em regiões como a boca, queixo, pescoço e diversas outras estruturas faciais.  

A cirurgia buco-maxilo-facial é capaz de remover cistos e tumores, corrigindo traumas físicos e reparando anomalias estruturais na face. Muitas vezes, essas anomalias podem comprometer o funcionamento dos ossos e, consequentemente, reduzir a qualidade de vida do paciente.

A execução de uma cirurgia do tipo é comum em casos de traumatismos, ferimentos, deformações,  sejam elas congênitas ou adquiridas, e correções estéticas. Esse é um procedimento bastante eficiente, ainda que invasivo.

É por isso que a fisioterapia tem um papel tão importante no tratamento pós-cirúrgico, uma vez que  garante que os músculos faciais estarão fortalecidos e preparados para a nova configuração facial, além de garantir a cicatrização correta da estrutura óssea.

 

O que é a fisioterapia buco-maxilo?

O principal objetivo da fisioterapia buco-maxilo é a reabilitação de estruturas musculares e ósseas da face de cada paciente. Sua aplicação é essencial para que o tratamento seja efetivo e considerado um sucesso.

Para que a recuperação seja rápida e proveitosa, é essencial que médico e paciente estabeleçam um canal de diálogo bastante dinâmico e aberto. Os cuidados fisioterapêuticos começam a ser necessários muito antes do que se imagina, na maioria das vezes, logo após a cirurgia.

Dentre as práticas aplicadas nesse tipo de fisioterapia, destacam-se os exercícios e o uso de máscaras faciais para controle do edema e das dores, que também podem ser restringidas com o uso de remédios analgésicos. 

 

Onde encontrar profissionais especializados em fisioterapia buco-maxilo?

O sucesso de um tratamento depende não só do comprometimento do paciente, mas também da qualificação do profissional de fisioterapia. A SM Care sabe muito bem desse fator, por isso dedica-se a oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes, sempre em busca de proporcionar uma recuperação rápida. 

Se você procura por uma clínica especializada em fisioterapia buco-maxilo, saiba que a SM Care conta com uma estrutura exemplar, além de profissionais altamente especializados, tudo para garantir que você tenha o melhor tratamento. 

Acesse nosso site para entrar em contato e agendar a sua consulta.

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul