Quando refletimos sobre a atuação da fisioterapia na saúde, logo pensamos no tratamento de lesões e outros problemas decorrentes de fraturas, má-formação ou vícios de postura. No entanto, essa área é muito plural, englobando diversas especializações e contribuindo para solucionar as mais variadas questões. 

A fisioterapia respiratória consiste em uma dessas especializações, tendo como objetivo, por meio de técnicas manuais e determinados aparelhos, melhorar nossa dinâmica de respiração e distribuição do ar que inalamos pelos pulmões.

Nos dias atuais, a covid-19 é a principal causa das complicações de saúde que afetam a população. Sabendo das áreas específicas que abarcam a ação do fisioterapeuta (como a fisioterapia respiratória), esse campo é imprescindível para o tratamento e recuperação dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. 

 

O papel do fisioterapeuta no tratamento da covid-19

O trabalho desse profissional é essencial para atenuar os sintomas da covid-19, evitando complicações cardiorrespiratórias, visto que o vírus pode causar uma grave inflamação nos pulmões, culminando em falência respiratória. 

Dentro das internações, a fisioterapia respiratória inicia os cuidados a partir da administração de oxigênio. Verificando a troca gasosa da respiração, o profissional realiza procedimentos que auxiliam nas intervenções que envolvem a intubação e ventilação mecânica. Tudo isso é feito com uma equipe multidisciplinar, a qual inclui médicos, enfermeiros e outros membros de suma importância. 

Em hospitalizados de caso leve, não há necessidade de uma terapia intensiva, havendo a realização de exercícios respiratórios e adoção de técnicas preventivas, o que impede que os sintomas da doença sejam agravados. 

Além disso, em outros níveis de gravidade dos acometidos pela doença, as estratégias de mobilização precoce são acionadas, já que muitos pacientes podem experienciar imobilismo devido aos longos períodos de leito. Sendo assim, trabalha-se em uma série de exercícios que visam o fortalecimento da musculatura. A fisioterapia também possui um papel primordial após a UTI, dando continuidade aos tratamentos. 

 

Recuperação pós-coronavírus 

Apesar dos métodos pós-internação serem pouco comentados, eles são cruciais para impedir complicações futuras e garantir o sucesso de todos os processos efetuados ao longo do tratamento. 

Após a desospitalização, por conta da redução das capacidades pulmonares dos atingidos pelo vírus, a ação do fisioterapeuta é fundamental. Assim, é possível fazer com que o paciente recupere a sua autonomia, melhorando o funcionamento dos brônquios e tornando possível a respiração de maneira autônoma. Na segunda etapa da recuperação, a fisioterapia motora se torna protagonista, uma vez que o indivíduo precisa reconquistar a força muscular perdida. 

Torna-se evidente, portanto, a relevância da fisioterapia para contribuir com o bem-estar, qualidade de vida e saúde geral das vítimas acometidas pelo vírus. 

 

Conte com a SM Care

A SM Care Clínica de Fisioterapia conta com profissionais extremamente qualificados, atuando nas mais diversas especialidades fisioterapêuticas – incluindo as áreas que envolvem o tratamento e a recuperação de pacientes atingidos pela covid-19. Com isso, fornecemos atendimento personalizado e individual, possibilitando conforto e reabilitação total. 

Venha conhecer a SM Care, incluindo nossos serviços de fisioterapia respiratória destinada aos pacientes acometidos pela covid-19.

Confira também: 3 exercícios para recuperar o pulmão pós-covid