A fisioterapia ortognática é recomendada para pacientes que se submeteram à cirurgia ortognática. Tal procedimento é realizado por um médico ou cirurgião dentista especializado, e visa restabelecer um padrão de rosto adequado em pacientes que tiveram alguma alteração óssea em sua face. 

Por ser uma cirurgia delicada, é recomendado que, após o procedimento, seja feito um tipo específico de exercícios em uma clínica de fisioterapia, para que a pessoa possa lidar melhor com os movimentos faciais.

 

Principais exercícios de fisioterapia ortognática

Separamos uma série de exercícios e técnicas que o paciente pode fazer no pós-operatório da cirurgia ortognática. Acompanhe!

 

Drenagem linfática

A drenagem linfática facial é um procedimento realizado em pacientes que passaram recentemente pela cirurgia e ficaram com sintomas de inchaço facial. Esse inchaço não quer dizer, necessariamente, que a cirurgia não foi bem-sucedida, mas sim que é preciso fazer a drenagem. 

As técnicas de massagem da drenagem linfática facial fazem com que os líquidos da região da face sejam reduzidos e, por consequência, o inchaço desapareça. O procedimento pode ser realizado de maneira corretiva, quando já há o inchaço, ou preventiva, para prevenir o surgimento desse sintoma. 

É bom lembrar que a drenagem linfática facial, assim como qualquer outro tipo de procedimento ou exercício mencionado neste texto, deve ser feita por um profissional especializado. O ideal é que se procure por alguém da área da saúde que possa fazer uma avaliação completa e verificar se este é de fato o procedimento correto a ser realizado.

 

Crioterapia

Depois da cirurgia ortognática, os pacientes podem sentir muita dor, bem como terem inflamações na região da face. A partir disso, é interessante o uso da crioterapia para amenizar os sintomas. A técnica é baseada na aplicação de gelo na região do rosto, de modo que o contato com o frio traga um maior conforto ao paciente. 

Assim como na drenagem linfática, a crioterapia pode ser realizada em uma clínica de fisioterapia de maneira corretiva ou preventiva. No caso de o procedimento ser preventivo, ele pode, até mesmo, ajudar a evitar a dificuldade de abrir a boca e a criar nódulos, entre outras complicações.

 

Mímica facial

Os exercícios de mímica facial são muito recomendados para quem realizou a cirurgia ortognática, uma vez que, a partir da realização do procedimento, o paciente fica com seus movimentos um pouco limitados. Até que ele possa mover sua face normalmente, bem como mastigar, falar e engolir, são realizados alguns procedimentos recomendados por fisioterapeutas.

Dessa forma, os exercícios de mímica facial são feitos em frente ao espelho, momento em que o paciente faz os movimentos recomendados pelo especialista. Assim, ele começa a recuperar a facilidade de realização dos movimentos do dia a dia e pode voltar a beber, comer e conversar como fazia antes.

 

SM Care: a clínica especializada no bem-estar de seus pacientes

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que atua com a prestação de serviços focados no cuidado com a terceira idade, postura, RPG, Pilates, entre outros. Com o propósito de sempre atender seus pacientes da melhor maneira possível, os profissionais na clínica estão sempre se aperfeiçoando e se atualizando para aplicar o que há de melhor em tratamentos fisioterapêuticos. Acesso o site da SM Care e fique por dentro de todas as especialidades da clínica!

Confira também: Relação da acupuntura com a fisioterapia