Quando se fala em fisioterapia, é natural que as pessoas imediatamente pensem nos exercícios mais tradicionais da prática, que envolvem a reabilitação de partes do corpo que sofreram algum trauma externo. 

A fisioterapia respiratória, no entanto, é bastante diferente. Seu principal objetivo é aliviar os sintomas de mazelas respiratórias, que são cada vez mais comuns à medida em que a qualidade do ar piora em cidades por todo o mundo. 

A seguir, você encontrará todas as principais informações sobre essa prática e entenderá melhor como a fisioterapia respiratória pode ajudar a melhorar quadros de saúde de diferentes formas. 

 

O que é a fisioterapia respiratória? 

A fisioterapia respiratória é um conjunto de práticas fisioterapêuticas que têm como objetivo a reabilitação da capacidade pulmonar do paciente e o tratamento de disfunções do sistema respiratório. Sua prática pode ser tanto preventiva quanto ter o caráter de tratamento e regeneração. 

Apesar de ser o principal órgão do sistema respiratório, o pulmão está longe de ser o único responsável pelo sucesso das trocas gasosas que o corpo necessita. Esse é um sistema complexo, composto por partes externas e internas, além de envolver também o sistema circulatório. 

Esse ramo da fisioterapia, portanto, tem o objetivo de manipular a anatomia do sistema respiratório  a fim de melhorar a oxigenação do sangue, facilitar a eliminação de secreções, fortalecer a musculatura pulmonar e, em alguns casos, reeducar o paciente em suas funções respiratórias, realizando-as de maneira adequada. 

 

Quais tipos de pacientes podem se beneficiar com esse tipo de prática?  

A aplicação de práticas fisioterapêuticas voltadas à respiração pode proporcionar uma imensa melhora na qualidade de vida de pacientes diversos, mas, principalmente, daqueles que sofrem com a produção excessiva de secreções, além de pacientes com atelectasia, tosse em excesso e anormalidades na saturação de oxigênio no sangue. 

A fisioterapia respiratória também pode ser especialmente útil para prevenir casos de tromboembolismo pulmonar, muito comum em pacientes que passaram períodos prolongados acamados.

 

Quais as principais atividades da fisioterapia respiratória? 

Entenda melhor as técnicas aplicadas na prática desse tipo de fisioterapia abaixo. 

 

Espirometria 

O objetivo dessa técnica é melhorar a capacidade respiratória e ela é aplicada com a ajuda de um espirômetro, um aparelho que avalia o volume de ar aspirado. A intenção é que o paciente aspire tão profundamente quanto possível, repetidamente. 

 

Drenagem postural

Nesse procedimento, o paciente, com auxílio do profissional de fisioterapia, deve manter-se em posições que permitam que secreções sejam drenadas com a ajuda da gravidade. 

 

Exercícios intercostais

Esses exercícios têm o objetivo de fazer com que o paciente fortaleça seus músculos e ganhe maior capacidade de expansão do tórax. 

 

Respiração pelo diafragma

Um dos primeiros exercícios aplicados no tratamento, a respiração diafragmática tem como principal objetivo fortalecer a expansão pulmonar. O paciente deve sentar-se com o tronco inclinado em 45º e respirar pausadamente, verificando a contração da musculatura e expansão do diafragma. 

 

Onde realizar a fisioterapia respiratória? 

Ter o auxílio de profissionais capacitados pode fazer toda a diferença no sucesso dos procedimentos. Portanto, procurar uma clínica com especialização em fisioterapia respiratória é muito importante. 

A SM Care conta ampla experiência na prática, além de oferecer a estrutura certa para realizar o tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias e restabelecer suas funções de forma efetiva.

Encontre: Clínica de fisioterapia em Moema