A covid-19 mudou de forma drástica a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo, limitando suas vidas sociais, sua capacidade de locomoção e, até mesmo, a forma como trabalham. Ainda assim, os impactos da doença podem ser maiores, e muito mais perceptíveis, para aqueles que já contraíram o novo coronavírus ou estão sob suspeita de infecção. 

Pacientes com covid-19 podem sofrer dificuldades respiratórias que variam imensamente em intensidade, indo desde uma falta de ar moderada até a uma insuficiência respiratória crônica. 

Por isso, a fisioterapia respiratória pode ser de extrema importância para a recuperação desses indivíduos ou para amenizar os sintomas. A seguir, entenda melhor a função dessa prática. 

 

O que é a fisioterapia respiratória? 

Esse é um ramo da fisioterapia que reúne um conjunto de práticas para a melhora da capacidade respiratória de um indivíduo. Os procedimentos aplicados podem ser realizados por meio de estímulos manuais ou com o auxílio de aparelhos específicos para cada necessidade. 

Quando se fala em fisioterapia, é natural que muitos pensem em exercícios motores usados para a reabilitação física de pessoas que sofreram algum trauma. Essa é, realmente, a modalidade mais popular, mas a fisioterapia respiratória também pode ajudar em uma infinidade de quadros que desgastam a saúde geral dos pacientes e diminuem sua qualidade de vida. 

Entre as condições que podem ser tratadas por meio da fisioterapia respiratória, estão a asma, a bronquite, a rinite e outros quadros causados pela poluição do ar ou, ainda mais grave, pela covid-19. 

 

Como a fisioterapia respiratória pode ajudar pacientes com covid-19?

Existem duas principais maneiras em que esse tipo de fisioterapia pode ajudar quadros de infecção pelo coronavírus: a primeira delas é no cuidado durante a manifestação dos sintomas, e a segunda diz respeito à recuperação do indivíduo que já passou pela infecção.

A evolução da doença é extremamente rápida e, na maioria dos casos, o paciente necessita do auxílio de máquinas respiratórias para respirar. Mesmo que ele seja capaz de o fazer sozinho, o monitoramento das vias de entrada de ar é essencial para acompanhar a progressão do caso. 

Após o desaparecimento dos sintomas, o paciente precisa ganhar autonomia para respirar e fortalecer os músculos da região torácica que podem ter sido enfraquecidos durante o tratamento da doença. Dessa maneira, a fisioterapia tem o papel de auxiliar esse processo e prevenir quaisquer sequelas. 

 

Fisioterapia respiratória é a chave para uma recuperação completa

Percebe-se, portanto, que a fisioterapia voltada para as capacidades respiratórias é uma prática importante, que pode ajudar na recuperação de pacientes acometidos por essa impiedosa doença que tanto preocupa as autoridades de saúde pública de todo o mundo. 

Sendo assim, a ação de profissionais especializados é essencial no processo, representando a diferença entre a recuperação completa e o possível resquício de sequelas. 

A SM Care é uma clínica de fisioterapia com ampla experiência no cuidado de idosos, principalmente no que se diz respeito à fisioterapia respiratória para covid. Por meio de avançadas técnicas fisioterapêuticas, nossos profissionais são capazes de proporcionar uma recuperação consistente e a melhora geral na qualidade de vida dos pacientes.

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur