A tendinite é uma doença considerada bastante comum e que pode se manifestar em pessoas de todas as idades.

Vista como uma condição que pode ocasionar dores agudas e incômodos durante a realização de movimentos básicos, a tendinite preocupa muita gente, o que gera a busca por formas de lidar com o problema.

Compreenda melhor a doença, suas causas, sintomas e quais os possíveis tratamentos. Veja também como receber auxílio de clínica de fisioterapia em Moema.

Leia também: Tendinite tem cura? Entenda sobre o assunto

 

O que é a tendinite?

O diagnóstico de tendinite indica a presença de processo inflamatório em algum dos tendões, o que pode ocorrer por diferentes razões.

Os tendões são estruturas desenvolvidas pelo corpo para dar apoio aos músculos e mantê-los presos aos ossos, viabilizando ao corpo a realização de movimentos. Quando inflamados, podem causar dores agudas e, até mesmo, incapacitar o paciente de realizar suas atividades rotineiras.

 

As causa e sintomas da tendinite

 

Causas

 

Movimentos repetitivos

Os movimentos repetitivos, muito comuns em ambientes de trabalho e entre quem passa o dia inteiro em computadores, são considerados a principal razão para o desenvolvimento de tendinite.

 

Doenças autoimunes

Algumas doenças autoimunes fazem com que o corpo crie defesas contra ele mesmo. Em alguns casos, o organismo pode vir a atacar o próprio tendão.

 

Prática de atividades físicas em excesso

Tudo em excesso faz mal, e isso vale também para as atividades físicas. Devido à sobrecarga, um tendão pode inflamar quando o paciente realiza muitos exercícios e descansa pouco.

Outros elementos que podem influenciar no desenvolvimento da tendinite são o sobrepeso e a idade.

 

Sintomas

O principal sintoma da tendinite é a presença de dor intensa na região em que se encontra o tendão inflamado. A depender do caso, qualquer mínimo movimento pode provocar uma sensação bem desconfortável no local.

Outros sintomas incluem:

  • sensação de perda de força no local;
  • limitação dos movimentos;
  • vermelhidão, inchaço e sensação de calor na região afetada.

 

Os possíveis tratamentos para tendinite

 

Tratamento medicamentoso

Ao consultar o médico ortopedista, é provável que ele administre medicamentos de uso oral (comprimidos) ou tópico (para aplicar no local da dor). É preciso seguir à risca as orientações do médico para aliviar a inflamação e, consequentemente, a dor.

 

Fisioterapia

O tratamento para tendinite realizado por fisioterapeutas utiliza de recursos como massagens, ultrassom, compressas geladas e exercícios para fortalecimento e alongamento muscular, promovendo alívio da inflamação e da dor.

As sessões de fisioterapia para tratamento da tendinite podem ser realizadas todos os dias, a depender do caso. De toda forma, quanto mais frequentes forem as sessões, melhores (e mais rápidos) serão os resultados.

 

Cirurgia para tendinite

A cirurgia para tendinite é realizada apenas em casos mais extremos, após os outros tratamentos não surtirem efeito. Também é uma alternativa quando há deposição de cristais de cálcio no local ou em caso de rompimento do tendão.

 

Fisioterapia em Moema: tenha auxílio de profissionais no tratamento da tendinite

A tendinite é uma condição que pode provocar muita dor e incapacitar pessoas de todas as idades, sendo que a SM Care, clínica de fisioterapia em Moema, dispõe de aparelhagem, estrutura e profissionais especializados para orientar e conduzir sessões visando ao alívio da dor e diminuição da inflamação no tendão.

A SM Care também atua com RPG, Pilates e acupuntura. Navegue pelo site para obter mais informações e aproveite para marcar uma consulta on-line.

Confira também: Clínica de fisioterapia para tendinite