Dores de cabeça são um problema comum para a maior parte da população mundial, principalmente se ocorre de forma ocasional e descontínua. As enxaquecas, no entanto, são dores muito mais graves que, frequentemente, vêm acompanhadas de outros sintomas físicos.

Bem como a cefaléia, essa doença, também conhecida como migrânea, é muito comum, figurando entre as três mais populares do mundo. Entretanto, sua ação sobre o indivíduo pode incapacitá-lo e afetar sua vida em muitos sentidos. 

As causas para a enxaqueca não são totalmente claras, mas fatores genéticos e comportamentais, como a má postura, são conhecidos gatilhos para o desenvolvimento do problema. Entenda melhor sobre suas causas e tratamentos a seguir.

 

Por que a postura inadequada pode provocar a enxaqueca?

A má postura gera uma tensão nos ombros, costas e pescoço, formando nódulos de gatilho que, então, enviam neurotransmissores que resultam em dores latentes na cabeça.

Outros problemas também podem ser fruto da postura inadequada, como a cefaleia tensional, que causa dores mais amenas, ainda que muito incômodas, na base da cabeça. Essas dores podem se tornar crônicas se sua causa não foi corrigida, além de evoluir para casos mais sérios e difíceis de tratar, como a hérnia de disco, a escoliose e outros.

 

Comos saber se a minha dor de cabeça é causada pela má postura? 

Entre os sintomas mais comuns da enxaqueca, estão a dor que se concentra em somente em um lado da cabeça, náusea e sensibilidade à luz e ao som. Em alguns casos, a dor também pode vir acompanhada de incômodos na região do pescoço e ombros. 

Para que o diagnóstico seja correto, e a causa do problema encontrada, é muito importante que o paciente procure a ajuda de um médico especializado. 

 

Como tratar esse problema?

Após o diagnóstico profissional, o paciente é orientado sobre as opções de tratamento disponíveis. Entre as mais comuns, está a prática de fisioterapia, que promove resultados muito satisfatórios na eliminação dos sintomas citados acima, desde que aplicada por profissionais capacitados. 

A prática de exercícios físicos regulares também é importante para a manutenção do bem-estar geral do corpo, mas pode ser especialmente útil para aqueles que querem diminuir dores gerais, incluindo as da musculatura das costas. 

A atenção à postura corporal também é crucial, mesmo em momentos de repouso. Procure utilizar cadeiras ergonômicas e fazer pausas para alongamentos sempre que possível. Além disso, apoios para monitores e pés podem ser valiosos aliados na prevenção de tais problemas; portanto, considere adquirir algum desses itens. 

 

Conheça a SM Care

A SM Care é uma clínica especializada em fisioterapia traumatológica na Vila Olímpia. Nós também somos especialistas no cuidado e tratamento de dores como a enxaqueca em todos aqueles que queiram melhorar a sua qualidade de vida.

Contamos com profissionais altamente qualificados e atenciosos, prontos para solucionar diversos problemas relacionados às dores nas costas, articulações, sintomas de estresse, ansiedade e enxaqueca. Acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar!

Confira também: Clínica de fisioterapia na zona sul | fisioterapia para labirintite