A imunidade é o nome dado ao conjunto de funções do sistema imunológico, que é o mecanismo de defesa do organismo contra microorganismos nocivos, além das bactérias e vírus presentes no ar e nas superfícies. Esse sistema é o responsável por prevenir que tais agentes externos causem qualquer problema. 

Conseguir uma imunidade mais alta é um processo relativamente simples e sem segredos, mas que requer a adoção de alguns hábitos mais saudáveis. A seguir, você entenderá melhor o assunto e encontrará dicas de como aumentar a imunidade. Vamos lá?

 

Os sintomas da imunidade baixa

Você é daqueles que sempre pega um resfriado durante a mudança de tempo ou está com dores no corpo frequentemente? Sua imunidade precisa de atenção. Ter uma baixa imunidade não necessariamente causa graves problemas de saúde a curto prazo, e é exatamente por isso que muitos negligenciam práticas de vida mais saudáveis. 

No entanto, a baixa imunidade pode evoluir para quadros graves, além de diminuir muito a qualidade de vida geral do indivíduo. Dentre os principais sintomas de uma imunidade deficiente, destacam-se: 

  • Infecções regulares;
  • Vômitos, diarreia e náusea;
  • Fadiga e cansaço excessivo;
  • Febre e calafrios.

Hábitos que melhoram a imunidade

Práticas regulares de exercício, alimentação saudável e horas de sono regulares são bons hábitos para ajudar no aumento da imunidade, embora não sejam os únicos. Vamos entender melhor cada um deles abaixo. 

 

Alimentação e hidratação

Beber a quantidade certa de água e consumir alimentos saudáveis regularmente é uma das principais maneiras de aumentar a imunidade. 

A melhor parte é que a maioria desses alimentos pode ser encontrada facilmente em mercados e hortifrutis de todo o país. Procure por alimentos ricos em selênio, zinco, magnésio, ômega 3 e vitaminas A, D e C. Dentre as opções, o alho, gengibre, legumes como pimenta e cenoura, assim como frutas cítricas, são excelentes escolhas.

Além disso, beber água impede o acúmulo de toxinas no corpo e ajuda na prevenção de doenças. Essa é uma prática essencial, principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos. 

 

Sono

Nem sempre a rotina corrida permite longas noites de sono, mas o descanso não pode ser considerado um luxo. 

O sono é uma necessidade biológica como qualquer outra e a sua irregularidade é uma das principais razões da baixa efetividade em sistemas imunológicos. Especialistas recomendam de 6 a 8 horas de sono por noite.

 

Atividades físicas

A atividade física regular está ligada à produção de linfócitos, um tipo específico de glóbulo branco que tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus, e à diminuição dos níveis de estresse.

Existem opções de exercícios para todos os tipos de pessoas, desde as mais atléticas até aquelas com limitações físicas. As caminhadas, a natação e a prática de pilates estão entre as atividades mais indicadas.

 

Suplementação

Principalmente na terceira idade, a absorção de vitaminas e minerais pelo corpo pode ser comprometida. Nesses casos, o uso de suplementos vitamínicos, como cálcio, vitamina C, D e Ômega 3, pode ser uma boa opção.

 

Hábitos que prejudicam a imunidade

Abaixo, estão listados alguns dos hábitos que podem atrapalhar imensamente a busca por uma imunidade melhor e mais alta.

 

Estresse

Estudos apontam que o estresse pode prejudicar as respostas imunológicas. Nesse caso, a adoção de hábitos como a meditação, a respiração consciente e a prática de exercícios podem ajudar. 

 

Álcool

O consumo excessivo e regular de bebidas alcoólicas prejudica o funcionamento da flora intestinal, uma barreira de defesa contra microrganismos potencialmente danosos, deixando o indivíduo sujeito à infecções estomacais. 

 

Fumo

Se o seu objetivo é aumentar a imunidade, talvez seja a hora de repensar hábitos prejudiciais, como o tabagismo. Segundo o INCA, se comparados aos não fumantes, aqueles que fumam têm uma chance brutalmente maior de contrair doenças.

 

Excesso de exercícios

O excesso de exercícios pode acarretar problemas como a insônia, irritabilidade e o cansaço físico, fatores que comprometem o sono e facilitam o desenvolvimento de infecções no geral. 

 

Má alimentação

A ingestão regular de alimentos ricos em sódio e açúcares é diretamente associada à deficiência de nutrientes e, de forma consequente, com o enfraquecimento do sistema imunológico.

 

Conheça a SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada no cuidado de idosos, atletas, gestantes e qualquer um que queria melhorar a sua qualidade de vida. Oferecemos serviços como RPG, pilates, tratamentos para pós-operatório, além de serviços como acupuntura e drenagem linfática. 

Se você quer saber como aumentar a imunidade, o profissionais da SM Care podem te ajudar. Nós temos um equipe altamente qualificada e pronta para solucionar problemas como dores nas costas, articulações e sintomas de estresse e ansiedade. Acesse nosso site e conheça.

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur