Especialmente nos tempos atuais, devido à pandemia do novo coronavírus, a importância de manter a imunidade alta tem sido discutida por muitos especialistas. Entre as orientações mais indicadas para o aumento da imunidade, clínicas de fisioterapia destacam-se como facilitadoras na mudança de rotina de diversos indivíduos.

Portanto, neste artigo, traremos informações sobre o que fazer para manter uma boa imunidade a partir de mudanças no estilo de vida, alterações nos hábitos alimentares e auxílio de profissionais qualificados para atingir seus objetivos e obter uma boa qualidade de vida.

 

Mudanças no estilo de vida

Manter o corpo em movimento é uma boa opção para aumentar sua imunidade, uma vez que a prática de exercícios físicos auxilia na prevenção de doenças, desde que seja feita de forma regular, portanto, evite os excessos. Opte por atividades que sejam prazerosas, como realizar corridas matinais, praticar esportes, academia, yoga, natação, ou qualquer outra a que tenha acesso.

No entanto, se for o caso de um indivíduo que possui algum vício, como tabagismo e consumo excessivo de álcool, é válido destacar que essas disfunções alteram não só a imunidade do seu organismo, como comprometem diversos órgãos. Logo, é hora de transformar os maus hábitos em algo que agregará benefícios ao seu bem-estar.

Além disso, se você sofre de insônia ou simplesmente não dorme bem durante a noite, saiba que seu sistema imunológico pode ser afetado em decorrência dessa condição. Ou seja, é preciso adotar novos hábitos, como dormir mais cedo, alimentar-se melhor, estabelecer uma rotina leve à noite e evitar sobrecarregar seu corpo ou estressar-se antes de deitar na cama.

 

Alteração dos hábitos alimentares

Sendo muito importante para a manutenção do nosso organismo e o aumento da imunidade, contar com uma alimentação saudável e balanceada é fundamental. Dessa forma, determinados alimentos, como frutas, vegetais e iogurtes, merecem ser priorizados no cardápio.

Uma das principais indicações de consumo para manter o sistema imunológico em bom funcionamento são as frutas cítricas, que contam com um alto teor de vitamina C, como limão, laranja e acerola. Além disso, iogurtes naturais equilibram a microbiota intestinal e diminuem infecções, enquanto os vegetais, como couve e espinafre, ajudam na regulação do intestino.

Além disso, todo indivíduo deve ingerir uma determinada quantidade de água por dia para manter-se hidratado. Para saber quantos litros de água beber diariamente, basta seguir a indicação de 35 ml x peso corporal, ou seja, uma pessoa que pesa 80 kg deve ingerir 2,8 litros, ou 14 copos, de água por dia, por exemplo.

 

Auxílio de profissionais qualificados

O acompanhamento médico e fisioterapêutico é fundamental para entender os pontos que precisam ser melhorados por meio de uma boa alimentação e a prática apropriada de exercícios.

Em uma clínica de fisioterapia, por exemplo, é possível iniciar um tratamento com as atividades físicas que mais se adequam ao corpo de cada paciente para que sua qualidade de vida seja recuperada. Dessa forma, toda alteração ou percepção de alguma lesão ou dor física é sempre acompanhada por um fisioterapeuta.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia focada na reabilitação de pacientes a partir de técnicas desenvolvidas por um time de especialistas, que oferecem soluções personalizadas para cada indivíduo a fim de aumentar sua imunidade e bem-estar. Saiba como a clínica pode auxiliá-lo de forma adequada.