É provável que, em algum momento da sua vida, você tenha se sentido ansioso em uma situação familiar, profissional ou financeira, por exemplo. A ansiedade é um transtorno muito comum e pode afetar pessoas de qualquer idade.

Ainda que sentimentos como esses sejam naturais, quando ocorrem de forma ocasional, para algumas pessoas, lidar com os efeitos da ansiedade é uma dura realidade. 

Tratamentos medicamentosos são aplicados com certa frequência, mas nem sempre apresentam os resultados desejados, e seus efeitos colaterais podem torná-los uma opção inviável para muitos. 

Contudo, existem alternativas que podem ajudar aqueles que querem se ver livres dos sintomas da ansiedade sem comprometer a sua qualidade de vida em outros aspectos. Entre elas, a acupuntura se mostra como uma opção para tratar não apenas os sintomas superficiais, mas também suas raízes. 

 

Como saber se eu tenho ansiedade? 

A ansiedade se configura por um conjunto de sintomas, os quais podem variar em sua intensidade e manifestação. Levando em consideração as ocorrências psicológicas, ela causa uma grande preocupação generalizada que, nem sempre, tem fundamentação.

Já no campo físico, o transtorno é capaz de produzir sintomas como arritmia cardíaca, falta de ar, sudorese, alterações gastrointestinais, além de tensão muscular. 

A ansiedade pode ser desenvolvida sob várias condições, como em mudanças bruscas de hábito, quebra de rotina, surgimento de problemas urgentes e até a convivência com outros indivíduos. No entanto, se você é acometido por alguns desses sintomas de forma contínua e sem um motivo aparente, pode ser que esteja sofrendo desse transtorno. 

 

Como a acupuntura pode me ajudar? 

Há mais de três mil anos, médicos chineses falam sobre doenças psicossomáticas de origem emocional, como a ansiedade. Ainda que não seja amplamente difundida no Brasil, a medicina oriental propõe soluções interessantes para problemas psicológicos, como a acupuntura, que apresenta altas taxas de sucesso.

Quando performada por profissionais habilidosos, a técnica tem o poder de aliviar os sintomas de ansiedade e estresse de forma progressiva ou, até mesmo, imediata. 

Os estímulos causados pela agulha são capazes de liberar endorfina, dopamina e serotonina, substâncias responsáveis pela promoção do bem-estar, relaxamento e melhora da qualidade de sono. 

A acupuntura pode ser especialmente útil para aqueles que procuram diminuir ou erradicar o uso de remédios controlados para sintomas de ansiedade. Sem efeitos colaterais conhecidos, os resultados da prática já podem ser observados após a primeira sessão. 

É importante destacar, apesar disso, que os benefícios podem levar períodos variados para se manifestar. Ademais, o diagnóstico correto da sua situação física é muito importante. Portanto, é vital que o seu tratamento seja performado por um profissional especializado. 

 

Como começar a terapia com acupuntura? 

O primeiro passo para iniciar o seu tratamento é encontrar um profissional adequado e que te oriente sobre os procedimentos. Também pode ser interessante procurar a ajuda profissional em uma clínica de fisioterapia, com o intuito de ter um tratamento mais completo do aspecto físico de seu corpo. 

 

Conheça a SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia especializada no cuidado e tratamento de dores que acometem idosos, atletas, gestantes e qualquer um que queira melhorar a sua qualidade de vida. Oferecemos serviços como RPG, pilates, tratamentos para pós-operatório, acupuntura e drenagem linfática. 

Nós contamos com profissionais altamente qualificados e atenciosos, prontos para solucionar diversos problemas, como dores nas costas, nas articulações e sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, na SM Care, há profissionais especializados na prática de acupuntura para diversos fins, incluindo o alívio do quadro ansioso.

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur