Saiba o que é fisioterapia preventiva, seus benefícios e como ela pode te ajudar a melhorar sua qualidade de vida! Veja também onde fazer fisioterapia preventiva. 

É comum que as pessoas associem fisioterapia a uma área que atua no tratamento de lesões. Na verdade, essa ciência vai muito além disso! Com a fisioterapia preventiva, é possível evitar problemas e melhorar a qualidade de vida!

Acompanhe algumas das principais informações sobre o assunto:

 

O que é a fisioterapia preventiva?

Basicamente, ela alia métodos, equipamentos e exercícios, visando prevenir lesões e outros problemas que possam causar dor.

São feitos alongamentos e exercícios respiratórios e de relaxamento que ajudam na flexibilidade dos músculos, na postura e, até mesmo, no combate ao estresse da rotina.

 

Qual é a importância e os benefícios da fisioterapia preventiva?

A fisioterapia preventiva pode ser muito importante para a qualidade de vida Ela traz ganhos à saúde, à disposição e ao emocional (por proporcionar relaxamento).

Assim que uma pessoa começa a praticá-la, ela apresenta ganhos significativos em disposição e qualidade de vida.

Em tempos como os atuais, em que as pessoas têm uma rotina extremamente cansativa e estressante, contar com a fisioterapia preventiva, além de mitigar o desenvolvimento de doenças, é muito importante para manter a mente sã, longe de pensamentos negativos.

Além disso, esse tratamento traz diversos benefícios à saúde:

  • Aumento do metabolismo (o que contribui para a perda de peso);
  • Incentivo da produção de dopamina e endorfinas pelo organismo, garantindo a sensação de prazer e bem-estar;
  • Auxílio no tratamento de possíveis lesões, como distensão muscular;
  • Promoção do fortalecimento muscular;
  • Diminuição das dores causadas pela rotina de trabalho;
  • Prevenção de doenças advindas de movimentos repetitivos;
  • Prevenção de doenças cardíacas em idosos;
  • Aumento da qualidade de vida e condicionamento físico para atividades que demandam mais esforço.

 

E quem pode fazer fisioterapia preventiva?

No geral, não há contraindicações para a fisioterapia preventiva, apesar de ser indicada, principalmente, aos seguintes públicos:

 

Trabalhadores

A fisioterapia preventiva é uma das formas pelas quais os trabalhadores encontram uma saída para dores e problemas posturais. Os exercícios orientados pelo fisioterapeuta visam o alongamento, o treinamento físico e o relaxamento do corpo.

Idosos

Nos idosos, a fisioterapia preventiva diminui o risco de complicações advindas da idade avançada e que podem ser graves, dependendo do caso.

Atletas

De acordo com a modalidade praticada pelo atleta, podem ser trabalhados diferentes grupos musculares na fisioterapia preventiva, visando sempre o aprimoramento do condicionamento físico, da força dos músculos e da flexibilidade.

 

Realize sessões de fisioterapia preventiva com a SM Care

A fisioterapia preventiva como forma de melhorar o condicionamento físico, a saúde dos músculos, e evitar problemas futuros é uma maneira de autocuidado que tem sido cada vez mais visada atualmente.

A SM Care sabe disso e conta com profissionais altamente capacitados, além de estrutura e aparelhos para a prática da fisioterapia preventiva, a fim de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

Aprofunde seus conhecimentos sobre fisioterapia e navegue pelo site para marcar uma consulta e saber como a fisioterapia preventiva pode melhorar a sua saúde e bem-estar.

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica