Saiba por que é importante receber drenagem linfática pós-cirurgia ortognática e veja onde encontrar tratamento guiado por fisioterapeutas especialistas.

O método de drenagem traz diversas vantagens por vários motivos, sendo muito importante que os pacientes tenham acesso à drenagem linfática pós-cirurgia ortognática como auxílio na recuperação.

Saiba mais sobre o assunto e encontre fisioterapeutas especialistas na técnica em clínica de fisioterapia em SP.

 

O que é a drenagem linfática e para que serve

De forma resumida, a drenagem linfática pode ser entendida como um método de massagem que reúne técnicas com o objetivo de estimular o sistema linfático e manter seu bom funcionamento, mantendo os fluidos do corpo em fluxo.

As técnicas são manuais e, no corpo, representam benefícios, como combate à retenção de líquidos (diminuindo inchaços), redução da celulite, ativação da circulação sanguínea, além de promover o relaxamento.

Por melhorar a circulação do organismo em geral, a drenagem linfática ajuda muito na oxigenação dos tecidos, liberação do fluxo de fluidos e, consequentemente, na recuperação de determinadas partes do corpo, sendo indicada, inclusive, no pós-operatório.

 

Os impactos da cirurgia ortognática no organismo

A cirurgia ortognática é um procedimento pelo qual diversas pessoas passam, todos os anos, devido a deformidades no desenvolvimento ósseo da face, sentindo dores na chamada ATM (articulação temporomandibular). Os principais efeitos da condição são casos de retrognatismo mandibular e prognatismo (mandíbula pequena ou grande demais).

Importante salientar que as questões envolvendo o mau desenvolvimento dos ossos faciais costumam ter origem ainda na infância ou como consequência de traumas na face. No caso, a cirurgia ortognática, apesar de extremamente invasiva, acaba sendo a opção mais viável, já que envolve o reposicionamento ósseo na região da mandíbula.

Por ser uma cirurgia bastante invasiva e complexa, seu pós-operatório deixa o paciente bastante debilitado e em uma situação de lenta recuperação, sendo indicado procurar um fisioterapeuta o quanto antes para prevenir e tratar possíveis complicações.

No caso, o fisioterapeuta pode utilizar de diversas técnicas, como drenagem linfática, para diminuir o inchaço e o desconforto, além de auxiliar na recuperação da mastigação, da deglutição e da fala.

 

Drenagem linfática pós-cirurgia ortognática: importância e recomendações

Dentre as principais técnicas utilizadas por fisioterapeutas está a drenagem linfática pós-cirurgia ortognática, que, por meio de massagens e mobilizações intraorais, consegue auxiliar na recuperação do tecido, na diminuição do inchaço e no relaxamento dos músculos.

Além disso, outros recursos são a crioterapia (procedimento que utiliza compressas geladas), ultrassom, instrumentos de mastigação, laser, exercícios de mímica facial, equipamentos diversos (como o TENS), entre outras manobras que só podem ser conduzidas por fisioterapeutas habilitados.

 

Encontre drenagem linfática pós-cirurgia ortognática com os profissionais da SM Care

A principal função da drenagem linfática pós-cirurgia ortognática é ajudar o corpo a eliminar os líquidos que ficam acumulados entre as células, além de resíduos metabólicos, diminuindo o inchaço no local da cirurgia.

Além disso, o método de drenagem linfática pós-cirurgia ortognática ajuda na recuperação dos tecidos, é relaxante e pode tranquilizar o paciente. Mas, para ter todos os benefícios das técnicas, é preciso contar com profissionais especializados em drenagem, como a equipe da SM Care.

Navegue pelo site da SM Care e marque uma avaliação para encontrar o melhor tratamento.

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica