Saiba como a fisioterapia para osteoporose pode ser importante para o tratamento da doença e encontre auxílio de profissionais no assunto com a SM Care.
A osteoporose é uma doença que tende a se manifestar em idosos e preocupa muito os pacientes, já que pode causar acidentes sérios, além de limitar a mobilidade das pessoas. Saiba como a fisioterapia para osteoporose pode ser importante e como a SM Care pode ajudar.
Leia também: O que é fisioterapia preventiva
O que é osteoporose?
Com o passar dos anos, o processo de envelhecimento natural do corpo leva a uma perda de massa óssea que se torna cada vez mais significativa para o organismo, podendo acarretar osteoporose.
Ou seja, a osteoporose é uma doença provocada pela redução de absorção de cálcio e minerais, o que enfraquece todos os ossos do corpo.
Fraturas mais comuns causadas pela osteoporose
As fraturas mais observadas clinicamente em pessoas com osteoporose acometem as vértebras, costelas, punho e, principalmente, o fêmur (osso da coxa).
Na maioria das vezes, tanto as fraturas quanto a presença de osteoporose acabam limitando os movimentos e, consequentemente, a qualidade de vida dos idosos, trazendo complicações à saúde física e mental.
Fatores de risco da osteoporose
Entre os principais fatores de risco é possível citar:
- consumo abusivo de álcool;
- consumo excessivo de remédios à base de corticoides;
- carência de cálcio;
- diabetes;
- disfunções na tireoide;
- envelhecimento;
- menopausa;
- predisposição genética;
- sedentarismo;
- tabagismo.
O trabalho da fisioterapia para o tratamento da osteoporose
A fisioterapia para osteoporose pode ser extremamente importante como coadjuvante no tratamento da doença, objetivando mitigar complicações e fraturas ósseas.
Os exercícios e procedimentos orientados pelo fisioterapeuta auxiliam no fortalecimento de ossos, músculos e articulações, ajudando a otimizar a qualidade de vida do paciente.
Os principais exercícios da fisioterapia para osteoporose
Os principais exercícios orientados durante a fisioterapia para osteoporose envolvem:
Alongamento
Os exercícios de alongamento, além de serem muito importantes para a manutenção do equilíbrio (o que ajuda a evitar quedas e consequentes fraturas), também aumentam a amplitude dos movimentos do corpo.
Exercícios posturais
Os exercícios que visam ao fortalecimento das costas são fundamentais para o alinhamento postural e flexibilidade.
Tais exercícios ajudam também a melhorar a coordenação corporal, o equilíbrio, a movimentação e a flexibilidade. São habilidades que devem ser sempre trabalhadas para prevenir possíveis quedas e fraturas.
Cinesioterapia
A cinesioterapia é uma técnica bastante eficaz quanto ao fortalecimento de articulações e músculos, principalmente nos casos de pacientes que já chegaram ao patamar de sentir dificuldade de locomoção.
Os exercícios podem ser ativos, passivos e ativos resistidos, ajudando a promover habilidades, como flexibilidade, coordenação, resistência, mobilidade articular e força muscular.
Exercícios para fortalecimento muscular
Os exercícios totalmente focados em fortalecimento muscular para osteoporose costumam ser direcionados a pernas e braços e visam ao ganho de massa magra para que o paciente possa sustentar o próprio peso e lidar com tarefas rotineiras, como carregar sacolas de supermercado.
Saiba mais sobre fisioterapia para osteoporose com a SM Care
A fisioterapia para osteoporose é responsável por orientar exercícios, sempre individualizados e respeitando as especificidades de cada caso, com o intuito de garantir ao paciente força muscular, equilíbrio e flexibilidade para se prevenir contra quedas, auxiliar no tratamento da osteoporose e melhorar a qualidade de vida.
A SM Care é uma clínica de fisioterapia que conta com profissionais especializados em osteoporose e com estrutura para receber os pacientes, respeitando as limitações de cada um. Navegue pelo site e agende uma consulta on-line para tirar todas as dúvidas sobre fisioterapia para osteoporose.
Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica