Saiba por que é crucial investir em acompanhamento fisioterapêutico após fraturas e veja como ter apoio de profissionais de fisioterapia no Itaim Bibi.

Fraturas podem ser traumáticas para as pessoas e não é por acaso. Além da dor, a recuperação pode ser lenta e trazer problemas ao paciente se ocorrer de forma inadequada.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados em fraturas. Saiba mais sobre os procedimentos, as vantagens e como ter acompanhamento de profissionais de fisioterapia no Itaim Bibi.

Leia também: O que é fisioterapia preventiva

 

A importância da fisioterapia pós-fratura

A importância da fisioterapia após uma fratura se dá pelos seguintes motivos:

 

Recuperação adequada e mais rápida

O trabalho realizado pelo fisioterapeuta orienta o paciente e aplica exercícios de forma a potencializar a recuperação (além de fornecer ao organismo o que é preciso para que a cicatrização dos ossos ocorra de forma correta).

 

Tratamento individualizado

As fraturas são muito particulares. Em alguns casos, são mais leves; em outros, podem ocasionar quebra completa dos ossos.

Cada caso deve ter suas especificidades consideradas no tratamento, sendo que a presença de um fisioterapeuta capacitado é fundamental nesse processo de cura.

 

Os benefícios para a recuperação

Ter acompanhamento de profissionais de fisioterapia traz benefícios diretos à saúde, como:

 

Fortalecimento muscular para uma recuperação adequada

As técnicas e exercícios orientados pelo fisioterapeuta ajudam na reabilitação do paciente por meio do fortalecimento muscular. Dessa forma, é possível agilizar a recuperação na região afetada, no sentido de retomar os movimentos naturais o quanto antes.

Importante: a probabilidade de recuperação parcial ou total aumenta significativamente ao realizar acompanhamento com um profissional de fisioterapia.

 

Diminuição de edemas

Ao sofrer uma fratura, a região afetada costuma apresentar inchaços e edemas. A fisioterapia, por meio do estímulo à circulação sanguínea e fortalecimento muscular, reduz tais inflamações.

 

Relaxamento do corpo

Os exercícios e técnicas aplicadas durante as sessões de fisioterapia trazem vantagens que vão além do fortalecimento propriamente dito. Ao realizar movimentos de forma adequada, o organismo minimiza riscos de complicações, além de melhorar a postura e a locomoção, o que traz conforto e relaxamento ao corpo.

 

Alongamento e movimentação correta

Os exercícios promovidos pela fisioterapia ajudam os pacientes a melhorarem a movimentação articular, além do alongamento da região, permitindo que ossos e músculos se recuperem na posição correta.

Os alongamentos também aumentam a amplitude do movimento e ajudam a recuperar as funcionalidades da região que sofreu a fratura.

 

As consequências da ausência de fisioterapia

Pacientes que deixam de investir em acompanhamento com profissionais de fisioterapia podem sofrer consequências diretas, como:

 

Recuperação inadequada pela posição dos ossos

Uma fratura demanda repouso e exercícios orientados pelo fisioterapeuta para que a área se recupere de forma adequada, sem que o osso crie depósitos de cálcio em posições irregulares (o que pode causar dor crônica e problemas estruturais).

 

Recuperação lenta

Sem a ajuda de um profissional, além de se correr o risco de aumentar os danos, é bastante provável que os edemas, inchaços e enrijecimentos se acumulem, o que demandará mais tempo do paciente para a recuperação – além de sair mais caro.

 

Faça fisioterapia no Itaim Bibi com a SM Care e melhore sua qualidade de vida

A fisioterapia no Itaim Bibi realizada pela clínica SM Care auxilia pacientes na recuperação após fraturas, além de fornecer diversos tratamentos (preventivos e preditivos) para garantir a saúde e o conforto de quem busca mais qualidade de vida.

Aproveite para navegar pelo site e agendar uma conversa com os especialistas da SM Care!

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica