Bastante delicado, o ombro é uma das articulações do corpo humano que mais sofre lesões. Isso se deve ao fato de que ele possui uma grande amplitude de movimentos, possibilitando que o braço se mexa em diferentes planos, posições e direções, o que o torna, ao mesmo tempo, bastante instável e propenso a patologias. 

O esforço intenso e repetitivo dessa região acaba gerando desgaste, inflamações e problemas que podem se tornar crônicos, devendo ser tratados em uma clínica de fisioterapia com profissionais preparados para esse tipo de problema. Dentre as principais lesões do ombro, destacam-se:

 

Tendinite no Ombro

A mais conhecida delas caracteriza-se pela inflamação do tendão. Pode ser provocada por repetição intensa de movimentos, excesso de sobrecarga, falta de alongamento, desequilíbrio postural ou muscular, estresse, doenças autoimunes e idade. Além disso, a tendinite por ser dividida em três tipos:

 

Tendinite do supraespinhal

Inflamação perto da junção musculotendínea, que pode causar dores ao levar a mão acima da cabeça ou às costas.

 

Tendinite do infraespinhal

Também próxima à junção musculotendínea, a lesão é capaz de gerar dores e desconfortos ao levar as mãos acima da cabeça, cruzar os braços diante do corpo ou estendê-los à frente.

 

Tendinite bicipital

Inflamação no tendão principal, o qual é responsável por unir a parte superior do músculo bíceps ao ombro, provocando dores na parte frontal da articulação.

 

Bursite no ombro

Essa patologia caracteriza-se pela inflamação da bursa subacromial, uma estrutura com líquido localizada entre um tendão e o osso. Geralmente, é causada pela repetição de movimentos. Quando na fase aguda, pode provocar sintomas similares à tendinite do supraespinhal.

 

Capsulite adesiva

Quadro de inflamação da cápsula que reveste a articulação do ombro, também conhecida como ombro congelado, devido à perda ou limitação de movimentos na região. Pode ser provocada por lesões ou doenças sistêmicas, como a diabetes, hipotireoidismo ou problemas cardiovasculares.

 

Artrite

Essa inflamação nas articulações é denominada como uma doença autoimune, uma vez que é causada quando o sistema imunológico ataca as articulações do corpo. No entanto, também pode ocorrer por trauma ou lesão.

 

Tratamentos

A avaliação de cada quadro deve ser feita somente por um médico ou fisioterapeuta, o qual indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

 

Fisioterapia

Tem papel fundamental na prevenção e tratamento de pacientes, tanto em processos de recuperação mais conservadores quanto em procedimentos pós-cirúrgicos. Pode ser realizada por meio de compressas de gelo, ultrassom, laser, estimulações elétricas e exercícios pendulares e de fortalecimento presentes em clínicas de fisioterapia. Toda alteração ou percepção de anormalidades no corpo devem ser relatadas a um profissional da área.

 

Remédios

Anti-inflamatórios via oral ou pomadas podem ser utilizados para diminuir a dor e inflamação no ombro. Para casos mais graves, o médico pode indicar um tratamento por injeção de corticoide, que possui ação analgésica e anti-inflamatória mais forte.

 

Acupuntura

Opção complementar para tratamentos clínicos e fisioterapêuticos, visando aliviar a dor local.

 

Cirurgia

Esse procedimento é indicado para quadros considerados mais graves, ou após comprovada a ineficácia de outros tratamentos por um período superior a seis meses. Em muitos casos, é indicada a fisioterapia para complementar a ação cirúrgica e potencializar o processo de recuperação do paciente.

Com profissionais altamente preparados, a SM Care é uma clínica de fisioterapia que atua no cuidado de pacientes, com excelência técnica em diversas especialidades, como fisioterapia geral, acupuntura sistêmica e estética, tratamento dermatofuncional, RPG, Pilates e corredores.

Confira também: Fisioterapia para fratura de fêmur