A escoliose é uma condição médica que se caracteriza por uma curvatura lateral anormal da coluna vertebral. Essa curvatura pode se apresentar em forma de “C” ou “S”, e pode ocorrer em diferentes partes da coluna. A escoliose pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adolescentes durante o período de crescimento rápido.

As causas da escoliose podem ser diversas, incluindo fatores genéticos, problemas neuromusculares, lesões ou problemas congênitos. Algumas vezes, a causa da escoliose pode ser desconhecida, sendo denominada escoliose idiopática.

 

Principais sintomas

Os principais sintomas da escoliose podem incluir:

  • Curvatura lateral visível da coluna vertebral.
  • Desequilíbrio ou inclinação do tronco.
  • Ombros desiguais (um ombro mais alto que o outro).
  • Omoplatas assimétricas (escápulas desiguais).
  • Rotação da caixa torácica, tornando as costelas salientes de um lado.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da escoliose é realizado por um profissional de saúde, geralmente um médico ortopedista especializado em coluna vertebral. Para diagnosticar a escoliose, o médico pode realizar as seguintes etapas:

Histórico médico e exame físico: o médico irá perguntar sobre sintomas, histórico médico e familiar, além de realizar um exame físico completo, incluindo a observação da postura e da curvatura da coluna.

Teste de inclinação: o paciente pode ser solicitado a se curvar para a frente com as pernas retas, enquanto o médico observa a curvatura da coluna e a assimetria das costelas.

Radiografias: radiografias da coluna vertebral são uma ferramenta importante para diagnosticar a escoliose. Elas ajudam a medir a curvatura da coluna e determinar sua forma, localização e gravidade. Podem ser solicitadas radiografias em diferentes posições, como em pé, sentado ou deitado.

Exames complementares: em alguns casos, o médico pode solicitar exames complementares, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para obter mais informações sobre a estrutura da coluna vertebral e descartar outras possíveis causas da curvatura.

Após o diagnóstico da escoliose, o médico determinará o grau da curvatura, geralmente medido em graus de Cobb, e classifica a condição como leve, moderada ou grave. Isso ajudará a orientar o tratamento adequado.

 

Tratamento

O tratamento da escoliose varia conforme a gravidade da curvatura e o estágio de desenvolvimento do paciente. Em casos leves, pode-se optar pelo monitoramento periódico para acompanhar o progresso da curvatura. 

Em casos mais avançados, podem ser recomendados exercícios de fisioterapia para fortalecer a musculatura e melhorar a postura, ou o uso de coletes ortopédicos para ajudar a controlar o crescimento da curvatura.

Principais exercícios de fisioterapia para tratar a escoliose

Os exercícios de fisioterapia para a escoliose são importantes para fortalecer a musculatura, melhorar a postura e promover o alinhamento da coluna vertebral. 

No entanto, é fundamental consultar um fisioterapeuta especializado em escoliose para receber orientações específicas e individualizadas, levando em consideração o grau de curvatura e as necessidades individuais. Aqui estão alguns exemplos de exercícios que podem ser recomendados:

Alongamento lateral da coluna

Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Incline-se para o lado, estendendo o braço em direção ao chão e mantendo o outro braço estendido acima da cabeça. Mantenha a posição por alguns segundos e retorne à posição inicial. Repita para o outro lado.

Rotação da coluna

Sente-se em uma cadeira com as costas retas. Gire lentamente o tronco para um lado, mantendo os pés no chão. Segure a posição por alguns segundos e retorne à posição inicial. Repita para o outro lado.

Exercícios de fortalecimento dos músculos do core

Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos abdominais e lombares, proporcionando suporte à coluna vertebral. Exemplos incluem prancha frontal, prancha lateral, abdominais, extensões lombares e ponte.

Alongamento dos músculos peitorais

Os músculos peitorais encurtados podem contribuir para a má postura na escoliose. Faça alongamentos simples, como esticar os braços para trás e segurar em uma porta, ou usar uma bola de liberação miofascial para massagear a região peitoral.

Exercícios de equilíbrio e propriocepção

Esses exercícios visam melhorar a estabilidade e o equilíbrio corporal, ajudando a corrigir a postura. Exemplos incluem prática de ioga ou Pilates, uso de plataforma de equilíbrio ou exercícios de estabilidade sobre uma perna.

Lembrando que esses são apenas exemplos genéricos de exercícios e cada caso deve ser avaliado individualmente por um fisioterapeuta especializado. 

O profissional irá prescrever exercícios específicos, levando em consideração a curvatura da coluna, a idade, o nível de condicionamento físico e outras características individuais. 

O acompanhamento regular com o fisioterapeuta é essencial para ajustar e progredir os exercícios de acordo com as necessidades do paciente.