Cerca de metade dos brasileiros sentirão dores na coluna vertebral ao longo da vida. O problema atinge cada vez mais pessoas, preocupando médicos e pacientes, que sabem o quanto esse tipo de dor pode incapacitar indivíduos de todas as idades.

Saiba quais são os 10 hábitos que mais comprometem a saúde da coluna vertebral e veja como evitar e tratar o problema com auxílio de clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

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10 hábitos que podem prejudicar a minha coluna

1. Mau uso do celular

O uso incorreto de celulares faz com que as pessoas fiquem com a postura errada, o que, em longo prazo, pode alterar a biomecânica da coluna cervical (nuca), comprometendo toda a estrutura e causando dores agudas.

2. Dormir de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo prejudica as articulações do pescoço, podendo provocar dores nas costas e torcicolos.

3. Colchão de má qualidade

Um colchão de má qualidade pode causar dores e desconfortos por não permitir que a pessoa encontre uma posição adequada para dormir.

4. Sentar-se com as costas curvadas para frente

Permanecer sentado com o tronco inclinado para frente, ou torto, pode causar dores e problemas mais graves futuramente, como lordoses, escolioses e lombalgias.  

5. Bolsas e mochilas muito pesadas ou sempre do mesmo lado

Levar a bolsa sempre do mesmo lado do corpo pode causar problemas por tensionar o ombro e impedir que o braço balance naturalmente. Além disso, mochilas pesadas fazem com que o tronco automaticamente se curve para frente, ocasionando dores em toda a coluna.

6. Levantar pesos de forma incorreta

Ao pegar objetos do chão, muitas pessoas inclinam as costas para frente, ao invés de dobrar o joelho, um hábito que acaba enfraquecendo os músculos e entortando a coluna.

7. Passar muitas horas na mesma posição

Hoje em dia, as pessoas passam muito tempo na mesma posição, em frente ao computador ou realizando alguma atividade no trabalho, o que ocasiona dores e inchaço dos pés e das pernas.

8. Salto alto e falta de estabilidade

Utilizar salto alto pode causar sérios problemas à coluna vertebral, uma vez que altera o ponto de equilíbrio do corpo, provocando uma mudança abrupta no centro de gravidade. O hábito prejudica as articulações e causa sobrecarga na coluna lombar.

9. Realizar exercício físico de forma errada

A prática de exercícios físicos, quando feita de forma inadequada, pode causar lesões leves ou graves – como espondilolisteses, condição em que uma vértebra acaba deslizando sobre a outra.

10. Ausência de exercícios físicos (sedentarismo)

Tão ruim quanto realizar exercícios físicos de forma inadequada é a ausência de atividades que movimentam o corpo, ou seja, o sedentarismo.

Sem exercícios, os músculos enfraquecem, o que traz malefícios à coluna vertebral. Além disso, pessoas sedentárias podem ter sobrepeso, o que também sobrecarrega as costas e causa dores.

O que fazer para melhorar: dicas práticas

Algumas das melhores dicas práticas para melhorar dores na coluna vertebral são:

  • dormir de lado;
  • apoiar o peso do corpo nas duas pernas;
  • manter a tela do computador alinhada ao nível dos olhos;
  • fazer intervalos durante o trabalho para mudar de posição;
  • praticar exercícios físicos corretamente.

Clínica de fisioterapia na Vila Olímpia: comece a realizar atividades físicas com segurança

Realizar exercícios físicos é fundamental para a saúde da coluna vertebral, mas, para obter todos os benefícios da prática, é preciso realizar as atividades de forma correta, o que pode ser feito com auxílio dos profissionais da SM Care, clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

A SM Care conta com um time de especialistas para orientar e conduzir sessões de fisioterapia visando ao fortalecimento muscular, assim como a prevenção de dores nas costas. Navegue pelo site para conhecer mais sobre a equipe multidisciplinar da SM Care e aproveite para marcar uma primeira consulta on-line.