A busca por um envelhecimento saudável e ativo é recorrente entre as pessoas. Ver idosos felizes e dispostos é sempre uma excelente forma de se lembrar que um dia chegaremos lá e, para chegarmos dessa maneira, precisamos fazer mudanças na nossa vida.

Para isso, o ideal é que você comece a ter bons hábitos de vida, como a visita regular a uma clínica de fisioterapia em SP ou em outras localidades, de forma regular. Esse tipo de clínica ajuda você a ter um corpo mais saudável e uma vida menos sedentária por meio de diversos tipos de atividades e tratamentos.

Veja, neste post, tudo que você precisa saber sobre como chegar à terceira idade de maneira saudável e ativa. Acompanhe!

 

Envelhecimento a partir dos 30 anos

Aos 30 anos, o nosso corpo está no auge do seu funcionamento. Conseguimos fazer praticamente tudo, de modo que é preciso aproveitar esse período para ter hábitos que nos ajudem a manter o corpo em um bom estado até a nossa velhice.

Esse é o momento em que começamos a pensar nos cuidados que devemos tomar para envelhecer de maneira mais saudável, pois a nossa mente começa a se voltar para planos a longo prazo, e começamos a pensar em como será a nossa velhice.

 

Envelhecimento primário e secundário

O envelhecimento que temos com o tempo, aquele que é absolutamente natural e inerente à condição humana, acontece em uma fase em que a vida começa a se tornar um pouco mais tranquila, especialmente se nos cuidarmos ao longo da vida. Esse tipo de envelhecimento inevitável é o envelhecimento primário.

Já o envelhecimento secundário é aquele de que precisamos nos afastar, pois ele traz consigo problemas neurológicos, como a demência, por exemplo. 

O envelhecimento primário, como dissemos antes, é inevitável. Porém, o secundário pode ser afastado da nossa vida por meio de práticas mais saudáveis, como exercícios físicos e alimentação regulada, por exemplo.

 

Dicas para um envelhecimento saudável

A principal dica que podemos dar para quem deseja ter um envelhecimento saudável é: comece a ter bons hábitos de vida. Esses hábitos devem ser prolongados e não podem ser substituídos por práticas não saudáveis. Veja quais são eles:

  • Alimentação saudável;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Controle da vitamina D;
  • Controle do cálcio;
  • Abandono da vida sedentária.

 

Todas essas práticas podem ser iniciadas hoje. Se você não pretende ir ao médico este mês, que tal começar a se alimentar com mais frutas e legumes? Que tal fazer caminhadas ao ar livre e pegar um sol para aumentar a sua vitamina D? Tudo isso ajuda muito para que você envelheça de maneira muito mais saudável.

 

Atividade física

As atividades físicas são excelentes para qualquer idade, desde que acompanhadas por um profissional adequado. O ideal é que você conte com um fisioterapeuta ou médico para verificar se você está apto a começar a praticar alguma atividade. Com o aval do profissional, você deve tornar a prática de atividades físicas um hábito em sua vida.

 

Fisioterapia e terceira idade

A fisioterapia é uma excelente forma de melhorar o seu condicionamento físico, a performance do seu corpo, a qualidade das suas articulações e da sua respiração, entre outros. Tudo isso deve ser feito junto a uma clínica de fisioterapia em SP ou outras localidades que tenha profissionais qualificados e dispostos a te atender.

 

Veja como a SM Care pode fazer a diferença na sua vida

A SM Care atua com um trabalho 100% humanizado para qualquer idade. Se você possui 20, 30, 40, 50 anos, ou outra idade, e deseja começar a cuidar do seu corpo para envelhecer de maneira mais saudável, saiba que pode contar com a SM Care. A clínica de fisioterapia em SP conta com profissionais de alto nível técnico e vasta experiência, bem como possui uma série de atividades e tratamentos disponíveis.

Confira também: Relação da acupuntura com a fisioterapia