Estamos cada vez mais passando tempo usando o celular, que ele praticamente virou uma extensão do nosso corpo. Mas você sabia que o uso excessivo do celular pode acabar sendo prejudicial para a saúde?
Isso porque, a posição que o pescoço fica conforme usamos o celular, pode causar dor na cervical e no pescoço. Essa condição está ficando conhecida como “pescoço tecnológico”. Entenda mais como a dor na cervical e no pescoço pode acontecer pelo uso do celular e aprenda a se prevenir.
A forma como você usa o celular pode influenciar na dor na cervical e no pescoço
O celular está sempre conosco, ou olhamos enquanto estamos no metrô, no ônibus, em uma fila ou até mesmo em casa. O problema, é que essas horas em que passamos com o celular, na maioria das vezes a nossa cabeça está inclinada para baixo.
Desse jeito, o pescoço fica inclinado em um ângulo de 60º e colabora para que sintamos mais o peso da cabeça. Para se ter uma ideia, especialistas informam que a cabeça pode chegar a pesar mais de 20 quilos. Então, se todos os dias e a todo momento a pessoa fica nessa posição, mais fácil é sentir a dor na cervical e no pescoço.
Esse problema conhecido como pescoço tecnológico tem preocupado os médicos em geral, pois essa é uma condição que está ficando cada vez mais comum. Por isso, é essencial que as pessoas se informem mais sobre esse problema e comecem a mudar os seus hábitos.
Problema não afeta somente os adultos
Se identificou com a forma que fica segurando o celular? Pois é, muitas pessoas ficam assim e o problema não se limita somente com os adultos. O mais preocupante é que as crianças também passam muito tempo com o celular dessa forma.
Sendo assim, não é somente o público que pode se queixar de dores no pescoço e na cervical, as crianças também podem sentir. O problema, é que isso também pode afetar na postura e influenciar no dia a dia da criança. Como pais e responsáveis, fica o alerta para que seja diminuído as horas em frente a tela, além de ensinar qual a melhor postura para ficar.
O uso excessivo do celular também pode afetar a sua estética
Além das dores na região do pescoço e cervical, essa posição também pode influenciar na estética da pessoa. Por exemplo, a inclinação excessiva pode contribuir para a flacidez da região, assim é possível gerar a papada que incomoda tanto as mulheres quanto os homens.
Mas só a questão da estética não é o único problema. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – as dores na coluna devido ao uso excessivo dos dispositivos móveis já é considerado uma epidemia global.
Aprenda a como prevenir a dor na cervical e no pescoço
Agora que você já sabe que talvez essas dores pode ser por causa da posição que você fica quando usa o celular, confira algumas orientações sobre o que você pode fazer:
Arrume a postura: Você pode continuar usando o celular, desde que, fique na postura correta. Por isso, ao invés de abaixar a cabeça, levante o aparelho e deixe na altura do seu rosto.
Faça caminhadas: A caminhada é uma ótima atividade física que ajuda a melhorar a postura.
Alongamento: Faça alongamentos que movimentam o pescoço e os ombros. Você pode levantar a cabeça para o teto e voltar para a posição de 90º, faça esse alongamento pelo menos 2x ao dia.
Consulte um médico: Se as dores persistem e causam grande incômodo, consulte um médico para que seja feita uma avaliação e siga com o tratamento mais indicado.