O Pilates é um sistema de exercícios que foi desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX. Ele se concentra no fortalecimento dos músculos centrais do corpo, incluindo os músculos abdominais, das costas, nas nádegas e dos músculos estabilizadores da pelve. 

O método Pilates também enfatiza a consciência corporal, o controle do movimento e a melhoria da postura. Durante a gravidez, o corpo passa por várias mudanças físicas, como o aumento do peso, alterações hormonais e mudanças na postura. 

O Pilates pode trazer diversos benefícios para a gestação. Assim, no texto de hoje, vamos abordar 10 razões para praticar Pilates durante a gestação, confira:

1. Fortalecimento muscular: o Pilates enfatiza o fortalecimento dos músculos do core, incluindo os abdominais, das costas e do assoalho pélvico, o que pode proporcionar suporte e estabilidade adicionais ao corpo durante a gravidez.

2.  Melhoria da postura: o Pilates ajuda a desenvolver a consciência corporal e a melhorar a postura, o que é especialmente importante durante a gravidez, quando as mudanças físicas podem afetar a posição e o equilíbrio do corpo.

3. Alívio de dores nas costas: os exercícios de Pilates podem ajudar a fortalecer os músculos das costas e melhorar a estabilidade da coluna vertebral, o que pode reduzir as dores nas costas comuns durante a gravidez.

4. Controle do peso: a prática regular de Pilates pode ajudar a controlar o ganho de peso durante a gravidez, mantendo uma boa forma física e promovendo uma melhor gestão do peso corporal.

5. Melhoria da flexibilidade: os exercícios de alongamento do Pilates ajudam a melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular, o que pode ser benéfico para lidar com as mudanças físicas e as demandas do corpo durante a gravidez.

6. Fortalecimento do assoalho pélvico: o Pilates enfatiza o fortalecimento do assoalho pélvico, o que pode ajudar a prevenir a incontinência urinária e a promover uma recuperação mais rápida após o parto.

7. Melhoria da circulação: a prática de Pilates pode estimular a circulação sanguínea, o que pode ajudar a reduzir o inchaço e as dores nas pernas durante a gravidez.

8. Redução do estresse: o Pilates enfatiza a conexão mente-corpo, incluindo a respiração consciente e o foco mental, o que pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar durante a gravidez.

9. Preparação para o parto: o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, o desenvolvimento da consciência corporal e as técnicas de respiração do Pilates podem ser úteis para preparar o corpo e a mente para o trabalho de parto e o parto em si.

10. Recuperação pós-parto: a prática regular de Pilates durante a gravidez pode ajudar a manter a força muscular, a flexibilidade e a saúde geral, facilitando a recuperação pós-parto.

 

Cuidados ao realizar Pilates durante a gestação

É importante sempre consultar o médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios durante a gravidez e buscar um instrutor qualificado em Pilates para gestantes, que possa adaptar os exercícios às necessidades específicas da gestante. Confira alguns cuidados essenciais para praticar Pilates na gestação. 

 

  • Evitar exercícios deitada de costas: a partir do segundo trimestre, é recomendado evitar exercícios deitada de costas por períodos prolongados, pois isso pode comprimir a veia cava inferior e reduzir o fluxo sanguíneo para o bebê.

 

  • Modificar os exercícios: alguns exercícios de Pilates podem precisar ser modificados ou evitados durante a gravidez, especialmente aqueles que envolvem movimentos bruscos, saltos ou posições que causam desconforto.

 

  • Escutar o corpo: durante a gravidez, é importante prestar atenção aos sinais do corpo e respeitar os limites. Evite exercícios que causem desconforto, dor ou falta de ar excessiva.

 

  • Respiração: praticar técnicas de respiração adequadas do Pilates pode ser benéfico durante a gravidez e no trabalho de parto.

 

Lembre-se de informar o instrutor sobre sua gravidez e quaisquer condições médicas ou preocupações específicas que você possa ter. 

O instrutor poderá adaptar o programa de exercícios de Pilates de acordo com suas necessidades individuais para garantir a segurança e o bem-estar durante a gravidez.

Existe contraindicação para prática de Pilates na gestação?

Embora o Pilates seja considerado seguro para a maioria das gestantes, existem algumas contraindicações e precauções que devem ser consideradas. 

É importante ressaltar que essas contraindicações podem variar de acordo com a situação individual de cada gestante. Entre as principais contraindicações para a prática de Pilates durante a gravidez, estão:

Complicações médicas: se a gestante apresentar complicações médicas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia, placenta prévia, sangramento vaginal inexplicado, risco de parto prematuro, entre outras condições, pode ser necessário evitar ou adaptar os exercícios de Pilates.

Histórico de parto prematuro: se a gestante tiver um histórico de parto prematuro anterior, o médico pode recomendar a restrição de certos exercícios ou evitar a prática de Pilates durante a gravidez.

Ruptura de membranas: se a gestante tiver a ruptura das membranas (bolsa amniótica) antes do termo, é recomendado evitar a prática de exercícios, incluindo o Pilates.

Dor abdominal ou pélvica intensa: se a gestante apresentar dor abdominal ou pélvica intensa durante a gravidez, é importante informar o médico e o instrutor de Pilates para que os exercícios possam ser adaptados ou modificados de acordo.

Restrições médicas específicas: se a gestante tiver outras restrições médicas específicas, como doenças cardíacas, doenças respiratórias graves, descolamento de retina, entre outras condições, pode ser necessário evitar ou adaptar certos exercícios de Pilates.

Lembrando que cada caso é único, sendo fundamental buscar a orientação do médico obstetra ou ginecologista, que conhece a situação de saúde da gestante e pode fornecer orientações personalizadas e específicas sobre a prática de exercícios durante a gravidez.