A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia, é muito comum, podendo ocorrer na maioria das pessoas em algum momento da vida, principalmente diante de esforço físico intenso ou inadequado.

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços.

Os tratamentos para dores na coluna cervical podem ser divididos em duas categorias: tratamentos associados a fisioterapia passiva e tratamentos associados a fisioterapia ativa.

Quando pensamos em fisioterapia passiva, pensamos em tratamentos que não exigem esforço muscular do paciente envolvido. 

Vários métodos de tratamento estão disponíveis, como aplicação da terapia de calor, terapia a frio, terapia manual, eletroterapia, acupuntura, entre outros.

O objetivo da fisioterapia passiva é ajudar a reduzir a dor e o inchaço dessa região. Conheça um pouco mais sobre algumas dessas alternativas de tratamento:

Técnicas de calor

O calor promove alívio temporário de dores agudas e subagudas relacionadas à coluna cervical.

Isso ocorre porque o calor ajuda a melhorar a circulação do tecido, reduzindo a rigidez da musculatura, a dor e o espasmo muscular, além de auxiliar no alívio da inflamação, edemas na região.

A aplicação de calor pode ser realizada via aparelho infravermelho, compressas quentes, banho de parafina, hidroterapia ou via ultrassonografia. 

A intensidade e a duração do efeito fisiológico dependem principalmente da temperatura do tecido, da velocidade de elevação da temperatura e da área tratada.

Técnicas a frio

Técnicas a frio também ajudam no tratamento de dores cervicais. O frio pode auxiliar no alívio do espasmo muscular, dor miofascial e na inflamação aguda da região. 

Em geral, as técnicas de frio podem ser utilizadas durante as primeiras horas ou dias após a lesão.

O frio pode ser aplicado localmente utilizando-se uma bolsa de gelo, uma compressa fria ou líquidos voláteis, que esfriam por evaporação. 

Eletroterapia

A estimulação nervosa elétrica ou eletroterapia é uma técnica que utiliza correntes  elétricas com baixa frequência de oscilação, que promovem a sensação de analgesia, ou seja, aliviam a dor.

Essa técnica promove uma sensação de formigamento leve, sem provocar tensão muscular na região cervical.

Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes ao dia, por períodos entre 20 minutos e até algumas horas de estimulação nervosa elétrica. 

Terapia manual

Inclui técnicas de mobilização e manipulação articular além de massagem do tecido conectivo. Através da terapia manual, é possível tratar a dor e diminuir a restrição de movimentos causada pela cervicalgia.

Acupuntura

Na acupuntura, inserem-se agulhas finas através da pele em locais específicos do corpo, frequentemente distantes do local da dor. A acupuntura pode ser utilizada com outros tratamentos para dores cervicais, acelerando a recuperação da musculatura e reduzindo a dor.

Já a fisioterapia ativa pode ser caracterizada por tratamentos que envolvem o esforço do paciente através do movimento do seu próprio corpo, com exercícios específicos. 

Ao melhorar a força e a flexibilidade de regiões associadas à cervical, como pescoço, esses músculos podem se tornar menos dolorosos e mais capazes de manter uma boa postura, reduzindo o estresse na coluna cervical. Conheça alguns desses exercícios:

Movimento do “não” 

O movimento do “não” é um exercício capaz de aliviar a rigidez e a dor muscular, principalmente na região do pescoço e consiste no movimento de olhar para o lado. 

Com os ombros retos e relaxados, o paciente pode girar cuidadosamente a cabeça para um lado, mantendo o alongamento por entre 15 e 30 segundos. 

Esse exercício provoca a sensação de alongamento da lateral do pescoço e uma parte do ombro. 

Esse exercício é realizado para o lado esquerdo e direito e em seguida, o paciente deve retornar para a posição original.

Inclinação do pescoço

A inclinação do pescoço também pode auxiliar no tratamento de dores cervicais.  Esse exercício consiste em inclinar a cabeça em direção ao ombro direito, como se a intenção fosse encostar a orelha nos ombros. 

Posteriormente, o paciente deve manter a posição por 15 ou 30 segundos. Repetir o movimento, em direção ao lado esquerdo do corpo e retornar calmamente para a posição inicial. 

Para que o movimento seja feito de forma correta, é necessário manter o ombro relaxado na posição natural, sem elevá-lo.

Alongamento de ombros

Para evitar a cervicalgia, realizar o alongamento dos ombros pode ser uma alternativa essencial. 

O alongamento consiste em manter o braço direito reto e posicioná-lo sobre o corpo em direção ao lado esquerdo do corpo, segurando-o na região do cotovelo com o braço direito.

A posição deve ser mantida por cerca de 30 segundos. Em seguida, o movimento deve ser repetido com o braço esquerdo.

Alongamento da parte posterior dos ombros

Com os braços para trás do corpo e com o auxílio de uma toalha de rosto enrolada nas duas mãos, o indivíduo deve realizar um movimento para esticar a toalha: a mão direita para cima, em direção à cabeça, e a esquerda para baixo, em direção às pernas. Essa posição deve ser mantida por 30 segundos e em seguida, deve ser repetida.