A dor de cabeça é uma das queixas mais comuns, tanto que, as pessoas tendem a não se preocupar tanto. A dor de cabeça pode acontecer por causa de um dia de estresse ou até mesmo porque a pessoa ficou sem comer. O perigo, está em ignorar se isso acontece com frequência, pois essa dor pode acontecer por causa de outros motivos.
Muito se tem discutido se o bruxismo e ATM possuem alguma relação com a dor de cabeça. Você sabe o que são? Confira mais informações sobre cada um e entenda se a dor de cabeça que está sentindo pode ter relação.
Saiba mais sobre o que é o Bruxismo
Em primeiro lugar, é importante entender o que é Bruxismo. Este é um ato de ranger e cerrar os dentes, que na maioria das vezes acontece enquanto a pessoa dorme. Isso mesmo, a pessoa nem percebe que faz isso, assim como as pessoas que roncam ou até mesmo que sofrem de sonambulismo.
Não existe uma causa específica para o bruxismo, por isso é considerado uma condição multifatorial. O que isso quer dizer? Significa que podem existir muitos fatores que contribuem para isso, como por exemplo, condição genética, ansiedade, estresse, entre outras coisas.
ATM – Disfunção da articulação Temporomandibular
A ATM é uma articulação, um encaixe da mandíbula com os ossos do crânio e é essa articulação responsável pelo movimento que a nossa boca faz ao abrir e fechar. Entre as principais causas, estão as próteses mal-adaptadas, falta de dentes e o hábito de aperto e ranger de dentes (bruxismo).
Entre os sintomas, a pessoa pode sentir: dor de ouvido, tonturas, dores durante a mastigação e dores de cabeça na região da testa e têmporas.
Existe relação com dor de cabeça, bruxismo e ATM?
Para descobrir se a dor de cabeça tem relação com o bruxismo ou ATM ou até mesmo com os dois, é preciso investigar. Mesmo que o paciente não tenha ATM, mas sofra de bruxismo, o hábito de ranger e cerrar os dentes pode causar pressão na região, influenciando a dor de cabeça de manhã, por exemplo. E como vimos, um dos sintomas da ATM também é a dor de cabeça.
Por isso, tratar a dor de cabeça somente com um remédio para esse foco pode não ser o suficiente. Isso porque, você não está tratando o real problema.
A fisioterapia pode ajudar nestes casos?
A fisioterapia entra como um tratamento complementar nos casos de ATM e Bruxismo. Por exemplo, pacientes com Bruxismo também precisam se consultar com um dentista, pois o uso de um tipo de aparelho também pode ajudar. No caso de ATM, além da fisioterapia, também pode ser indicado o uso de medicamentos.
Para o tratamento, o fisioterapeuta pode combinar diversas técnicas, como:
- Mobilizações articulares;
- RPG;
- Terapia manual;
- Técnicas orais;
- Acupuntura;
- Liberação global da ATM.
O diagnóstico para estes casos vai demandar de consultas e exames combinados. Por exemplo, na primeira conversa com o médico, ele pode pedir exames de imagem, como (RM, TC e RX). Além disso, o paciente pode contar com uma equipe multidisciplinar para ajudar nos cuidados, ou seja, além do fisioterapeuta, também pode ter um cirurgião-dentista, psicólogo e fonoaudiólogo.