A fisioterapia é uma área da saúde muito conhecida por ajudar pessoas a recuperar movimentos, ou que sofreram lesões praticando esportes. É comum as pessoas pensarem que ela se resume a isso, mas vai além. Você sabia que você pode utilizar a fisioterapia preventiva para ter mais qualidade de vida?
Assim como as pessoas praticam esportes para manter o corpo saudável, a fisioterapia preventiva visa o bem estar futuro. Ou seja, você não precisa ficar doente ou sofrer uma lesão para se beneficiar desse tipo de tratamento. Veja a seguir mais informações e entenda como funciona.
Para que serve a fisioterapia preventiva?
Como o nome sugere, a fisioterapia preventiva segue uma abordagem que tem como objetivo prevenir que apareçam problemas no corpo e doenças. Através das atividades realizadas ao longo do tratamento, o paciente conta com o aumento da qualidade de vida.
Um dos pontos mais importantes é que é um tratamento de fácil adaptação, respeitando as necessidades e limitações da pessoa. Ou seja, o fisioterapeuta vai seguir com o paciente, atividades que condizem com a realidade do paciente, sem forçar ou subestimar. Na avaliação o fisioterapeuta identifica quais são as fraquezas do paciente e assim, trabalha em cima de cada uma delas.
Dessa forma, é planejado sessões e treinamentos que vão fortalecer o músculo, por exemplo. Pode ser usado como complemento das atividades físicas que o paciente está acostumado a fazer.
Sendo assim, como fazer exames preventivos é um cuidado com a saúde, seguir com esse tipo de tratamento também é vantajoso. No caso, você não vai começar a fazer porque está doente, mas porque quer evitar esse tipo de problema. Por isso, é fundamental contar com um profissional qualificado que possa te ajudar.
Existe momento certo para fazer fisioterapia preventiva?
Qual o momento certo para a pessoa começar a fazer fisioterapia preventiva? Essa é uma dúvida muito comum, mas o que poucas pessoas sabem é que ela pode ser iniciada em qualquer idade, isso porque ela é facilmente adaptada para qualquer idade.
Sendo assim, qualquer um pode se beneficiar desse tipo de tratamento, tanto homens quanto mulheres, além de jovens e crianças. Ou seja, não há restrições. Mesmo que a pessoa tenha problemas de mobilidade, respiração ou qualquer outro tipo de problema, o tratamento será adaptado para ela e ajudar naquilo que ela precisa.
Mesmo que a possibilidade de atendimento seja ampla, existem 3 grupos dentro da população que se beneficiam muito mais com esse tipo de tratamento. Confira:
A fisioterapia preventiva é recomendada para atletas
Atletas dos mais diversos esportes sempre estão desempenhando atividades que exigem muito do corpo e dos músculos. Sofrer alguma lesão, seja no treinamento, jogo ou outra atividade realizada no esporte, pode significar o seu afastamento, o que é o medo de qualquer atleta.
Sendo assim, o atleta busca ajuda de um fisioterapeuta para poder prevenir lesões musculares, sempre tendo acompanhamento constante para garantir que não tenha problemas futuros.
Bem-estar para os idosos
Conforme a idade vai avançando, músculos, ossos e tendões não são mais os mesmos e por isso, vão enfraquecendo. Esse tipo de situação pode colaborar para que aconteça lesões graves, principalmente aquelas causadas por quedas. Dessa forma, prejudicando a qualidade de vida da pessoa idosa.
Com o tratamento através da fisioterapia preventiva, o corpo do paciente é condicionado a desempenhar determinadas atividades e assim, o corpo passa a ficar mais forte e saudável, diminuindo as chances de acontecer lesões e aparecer doenças.
Fisioterapia preventiva para trabalhadores de escritório
Os trabalhadores passam a maior parte do tempo em seus escritórios, seja sentados, fazendo movimentos repetitivos, além da pressão e estresse que acontece no dia a dia. Mesmo que a pessoa esteja sempre na cadeira, a postura incorreta e até mesmo o tipo de cadeira pode ser prejudicial para a saúde.
Como o aumento de queixas e até afastamento de profissionais por conta de dores no corpo, as empresas passam a adotar medidas preventivas para diminuir os casos. A fisioterapia preventiva pode ser aplicada por fisioterapeutas contratados para ajudar os funcionários, ensinando exercícios, além de palestras educacionais.
Conheça os benefícios
Veja quais são os principais benefícios que você pode aproveitar com esse tipo de tratamento:
- Hérnia de disco
- problemas na coluna;
- artrose;
- depressão e ansiedade;
- fadiga muscular;
- doenças cardiovasculares e respiratórias;
- reumatismos.
- diabetes;
- hipertensão arterial;
- osteoporose;
- bursite;
- tendinite.
Como podemos ver, esse tipo de tratamento ajuda a melhorar e prevenir os mais diversos tipos de problemas. Mas isso não se resume a apenas dores musculares, pessoas com problemas respiratórios também podem ser beneficiadas.
Se você quer cuidar mais da sua saúde, a fisioterapia preventiva pode ser uma boa opção. Não espere aparecer algum problema ou começar a reclamar de dores no corpo para buscar ajuda. Agende a sua consulta conosco e faça a sua avaliação.