Conheça melhor todas as reações do corpo durante um treino de corrida e a importância de ter acompanhamento fisioterápico. Veja também onde encontrar Fisioterapia ATM em SP.
O corpo como um todo passa por diversas mudanças no processo da corrida, desde colocar o tênis, sair para o treino, até voltar exausto, o que exige diversos ajustes físicos e químicos para sair do estado de inércia para o de movimento extremo.
Ainda que não seja de conhecimento geral, a corrida gera um stress e exige grande esforço de órgãos, articulações e músculos.
O papel da corrida
No decorrer da história da humanidade, pudemos encontrar diversos fatores que ligam pessoas à corrida, e que vão além de competições e busca por um melhor condicionamento físico.
Correr é o esporte mais antigo do mundo, junto com a luta, e foi um dos fatores mais importantes que destacaram o ser humano no meio da batalha pela sobrevivência.
A verdade é que nossa espécie é composta por corredores de longas distâncias. O tempo decorreu e a evolução cultural, junto com a evolução biológica, ultrapassou limites não esperados.
Hoje, é possível ter todo tipo de conforto e oferta de comida, o que tem tornado o ser humano intrinsecamente inativo e sedentário, já que não é mais necessário se esforçar para conseguir caça ou coleta. Ainda que sejamos corredores naturais, não estamos correndo naturalmente.
Visto isso, é preciso entender como a corrida impacta no desempenho do corpo.
Pontos importantes da corrida para a movimentação do corpo
- A princípio, o organismo busca um equilíbrio para o consumo de oxigênio durante a realização do movimento;
- O sistema circulatório também precisa se adaptar para irrigar as regiões ativas durante a corrida, como a musculatura, de forma mais eficiente. Ao mesmo tempo, diminui a irrigação em órgãos que não precisam trabalhar tanto;
- O corpo se esforça para manter todas as adaptações necessárias, pelo menos enquanto a pessoa não alterar a intensidade novamente (seja para mais ou para menos);
- Ao final do treino de corrida, o corpo precisa de um período de tempo para voltar ao estado de repouso, já que deve repor o que foi perdido.
É importante lembrar que as áreas mais exigidas durante um treino de corrida são as que envolvem membros inferiores, como quadríceps, glúteo, panturrilha e musculatura posterior da coxa, além do músculo cardíaco.
Para driblar o cansaço, é preciso começar com um bom aquecimento e aumentar o ritmo de forma progressiva.
Saiba mais sobre o aquecimento aqui
Tenha acompanhamento de fisioterapeuta durante o treino de corrida
Além dos benefícios e da evolução do treino de corrida ao longo da nossa história, é preciso salientar que alongamentos e acompanhamento profissional são necessários para evitar dores e lesões, por isso é fundamental procurar uma Clínica de Fisioterapia.
As técnicas e tratamentos fisioterápicos devem ser feitos por especialistas de clínica segura e confiável, como a SM Care.
A SM Care conta com diversos tratamentos, como Fisioterapia ATM, além de sessões para tratamento de dores e lesões causadas por treinos de corrida.
Navegue pelo site para obter maiores informações sobre tratamentos em geral.
Veja mais: Melhores clínicas de fisioterapia em SP | Fisioterapia para Coluna | Pós Operatório Lipoaspiração